Proprietárias de trailers comemoram ampliação de horário e venda de bebidas alcoólicas, em Lajeado

Medida foi publicada em decreto municipal nesta segunda-feira (26). Liberação também é válida para lojas de conveniência e food trucks.


0
Cristiane Borges é proprietária de um estabelecimento no Bairro Universitário (Foto: Gabriela Hautrive)

A Prefeitura de Lajeado voltou a permitir que lojas de conveniência, food trucks e trailers comercializem bebidas alcoólicas. A medida foi publicada em decreto municipal desta segunda-feira (26). Desde o dia 28 de julho era proibido o consumo de bebida alcoólica para prevenir disseminação do novo coronavírus. O horário de atendimento também foi ampliado em duas horas nesses ambientes. Agora, o expediente deve ser encerrado à 1h e não mais às 23h, como vinha ocorrendo.

As mudanças trazem alento e esperança para quem depende da renda desses locais para sobreviver. Proprietárias de trailers em Lajeado estão otimistas para um aumento nas vendas nos próximos dias. Conforme Silvia Nunes Machado, que mantém seu estabelecimento há cinco anos no Parque Professor Theobaldo Dick, na área central da cidade, a possibilidade de vender bebidas alcoólicas faz com que os clientes permaneçam por mais tempo no local. “Vai melhorar, pois casais já não estavam vindo mais. Os mais jovens querem tomar uma cervejinha enquanto comem o lanche e então com as mesas ajuda ainda mais”, relata.

A nova norma permite que os estabelecimentos disponham, onde for permitido, de mesas para até quatro pessoas nos passeios públicos, observando o distanciamento. Antes da permissão, os clientes pegavam os alimentos e consumiam em outro local, o que limitava a venda de bebidas. “Eles podendo sentar e beber, acabam consumindo bem mais”, relata Silvia.

Quem também está feliz com a novidade é a proprietária de um trailer localizado no Bairro Universitário, Cristiane Borges. Ela abriu o empreendimento em meio à pandemia e precisou fechar as portas por um longo período. “É bom para os clientes e para nós, pois com a pandemia ninguém podia sair e isso nos prejudicou muito”, relata.

Lecinda Lopes e Cristiane Borges trabalham juntas em no trailer (Foto: Gabriela Hautrive)

A funcionária de Cristiane, Lecinda Lopes, entende que voltar aos poucos com as atividades é fundamental para sobrevivência dos estabelecimentos. “Agora vai fazer um mês que retornamos com as atividades. Antes, só à noite. Mas agora, durante o dia, também para ver se conseguimos recuperar o tempo perdido”, destaca.

A ampliação do horário para os trailers também é válida para bares, restaurantes, pubs e demais estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. O decreto ainda reforça que o consumo de álcool nas ruas e em espaços públicos segue proibido, a liberação é apenas para os estabelecimentos comerciais citados.

Silvia Nunes Machado é proprietária de um trailer há cinco anos na área central de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)
Confira o que diz o decreto

CAPÍTULO II

DAS NORMAS APLICÁVEIS A RESTAURANTES E AFINS

Art. 6º Os estabelecimentos que fazem atendimento ao público devem fixar cartaz em sua fachada contendo a limitação máxima de clientes no local, conforme modelo fornecido pelo Município.

Art. 7º Fica proibida a utilização de mesas com mais de 06 (seis) pessoas, devendo ser respeitado o distanciamento de 02 (dois) metros entre as mesmas, conforme consta no Decreto Estadual.

Art. 8º Os bares, restaurantes, pubs, food trucks, trailers e demais estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas devem encerrar suas atividades de atendimento presencial ao público à 1 hora, todos os dias, restando vedada a permanência de clientes após este horário no local.

Art. 9º Os estabelecimentos poderão dispor mesas para até 4 (quatro) pessoas nos passeios públicos, observando o distanciamento de 1 (um) metro entre as mesas.

Art. 10 Fica proibido o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicosdo Município.

Texto: Gabriela Hautrive / apoio: Ricardo Sander
producao@independente.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui