Provas do Enem 2020 serão em janeiro e fevereiro de 2021

A nova data foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas.


0
Foto: Ana Carolina Moreno / G1

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, anunciou o Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8).
Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê provas impressas em 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos; prova digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos; reaplicação da prova em 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura) e resultados a partir de 29 de março. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília. A nova data foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por causa da disseminação do coronavírus.


ouça o programa

 


Nível do Rio Taquari atinge 27,39m, estabiliza e começa a baixar em Estrela

Há 64 anos o Rio Taquari, no Porto de Estrela, não subia tanto durante uma cheia. Foi a maior enchente desde 1956 e a oitava maior da história. A elevação máxima foi registrada à 1h, com 27,39 metros. Até as 7h o nível do rio baixou 21cm, marcando 27,18 metros na leitura mais recente. Em Encantando, a marca mais alta foi quando estabilizou, entre 1h15 e 1h45, ficando em 19,30 metros. Até as 6h15 baixou 1,55 metro. O sistema eletrônico de monitoramento do rio, através do site CPRM, chegou a mostrar que o nível das águas estava subindo cerca de 5cm durante a madrugada, mas a informação foi corrigida algumas horas depois. Pelo menos três diferentes medidas foram divulgadas pela plataforma até a correção final, com variações entre 2h e 6h desta quinta-feira (9).

Casos de coronavírus disparam em Oklahoma após comício de Trump

O número de casos de Covid-19 em Tulsa, no sul de Oklahoma, nos Estados Unidos, aumentou pouco mais de duas semanas depois que o presidente Donald Trump realizou um comício eleitoral na cidade, informou nesta quarta-feira (8) a autoridade de saúde local.
Depois que o número de diagnósticos positivos diminuiu 20% entre a semana de 28 de junho e 4 de julho, o Departamento de Saúde de Tulsa registrou mais de 200 novos casos diariamente desde segunda-feira (6), chegando a 266 nesta quarta. Quando perguntado se essa explosão de casos foi provocada pelo evento da campanha de Trump em 20 de junho, o diretor de saúde de Tulsa, Bruce Dart, disse que estava “mais do que provável” ligado a “vários eventos importantes que ocorreram recentemente na duas semanas.”

Porto Alegre repete recorde de novos casos da Covid-19

Com 197 casos nas últimas 24 horas, Porto Alegre reproduziu seu maior número de novas infecções nesta quarta-feira. Agora, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Capital totaliza 4.377 infectados pela doença e 141 vítimas fatais.Além do avanço no número de casos, de acordo com a SMS, Porto Alegre registrou 5 novos óbitos nesta quarta-feira. O 137° óbito informado pela pasta foi de um homem, de 78 anos, que estava internado na UTI do Hospital de Clínicas desde o dia 20 de junho e faleceu na última terça-feira. Entre as regiões que estão sob a bandeira vermelha, a Região Metropolitana é a que mais preocupa o governador. “O aumento de casos de Covid-19 é consistente e persistente no sistema de saúde. Se esta região sofrer problemas, todo o Rio Grande do Sul será afetado porque ela é um grande pulmão de estrutura de saúde”, expressou Leite.

Rio Grande do Sul registra 825 mortes de Covid-19

O Rio Grande do Sul passou da marca de 800 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde, foram registrados 32 novos óbitos causados pela doença do novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número próximo do recorde de contabilizações, da véspera – 34. Com a atualização, o total de vítimas no Estado chegou a 825. A SES notificou ainda mais 1.805 diagnósticos positivos de Covid-19, o maior número de novos casos diários até aqui, o que faz o total de pessoas infectadas no RS chegar a 35.557. Segundo a SES, 29.424, o equivalente a 83% dos pacientes, já foram estão considerados curados.

Chuva deixa mais de 3 mil pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul

Aumentou de 492 para 3.020 o número de pessoas que estão fora de casa, em decorrência da chuva dessa terça-feira no Rio Grande do Sul. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta quarta-feira, o número de desalojados é de 2.239 e 780 estão desabrigados. São Sebastião do Caí tem a situação mais crítica, onde 1,7 mil pessoas estão desalojadas e 127 desabrigados. Na cidade, as residências foram danificadas e 38 famílias atingidas foram encaminhadas para dois abrigos municipais. Os desalojados encontram-se em casas de vizinhos e familiares. Segundo a prefeitura de São Sebastião, o Rio Caí já atingiu 14,12 metros e deve subir mais pelo menos até a noite desta quarta-feira.

Imigrante inscreve para seleção de agente de combate de endemias até esta quinta-feira

A Prefeitura de Imigrante anunciou o seu mais novo processo seletivo. De acordo com o edital de nº 081/2020, está sendo ofertada uma vaga temporária para o cargo de agente de combate às endemias. O processo seletivo da Prefeitura de Imigrante contempla salário no valor de R$ 1.400,00 ao candidato classificado, além de auxílio-alimentação. Para entrar na disputa, é necessário ter nível médio completo. Ainda conforme o edital de abertura, as jornadas serão compostas por 40 horas semanais. As inscrições devem ser feitas até as 16h30 desta quinta-feira (9), no setor de protocolo da Prefeitura de Imigrante, com documentos pessoais. O órgão público recebe as inscrições em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. O processo seletivo da Prefeitura de Imigrante será composto pela análise curricular dos candidatos. O seletivo terá um ano de validade, contando a partir de sua homologação. AI/NR

Fluminense bate Flamengo nos pênaltis, fatura a Taça Rio e times decidirão o título Carioca em mais duas partidas

Após dias recheados de polêmicas e reviravoltas fora de campo em razão de uma disputa sobre os direitos de transmissão da partida, dentro de campo o Fluminense desbancou o favoritismo do Flamengo no Maracanã e, após empate em 1 a 1, conquistou a Taça Rio nos pênaltis. Com a conquista da Taça Rio pelo Fluminense, o título do Campeonato Carioca de 2020 será decidido em dois jogos finais, já que o Flamengo havia levado a Taça Guanabara. O primeiro jogo será no domingo, dia 12, às 16h, com mando tricolor. A partida de volta será na quarta-feira, dia 15, às 21h30, com mando rubro-negro.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui