Piscicultores de Sério vendem seus peixes em Lajeado; Rádio Independente acompanha retirada

"Vender nossos peixes em Lajeado é fundamental para nós", diz Deonésio da Silva


0
Foto: Joel Alves

O Município de Sério é um forte produtor de aves, suínos, fumo, leite, pitaia e peixes, mas segundo o Presidenta da Associação de piscicultores de Sério, Deonésio da Silva, o número de criadores de peixes têm aumentado no município, hoje conta com 21 famílias cadastradas.

Faz três anos que uma parceria foi firmada entre os municípios de Sério, Lajeado e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para que os peixes da ‘Associação’ pudessem ser vendidos na ‘Feira do Produtor’ em Lajeado. Que acontece todas as segundas sexta-feira do mês no centro da cidade.

“Vender nossos peixes em Lajeado é fundamental para nós”, fala Silva.

Para que os peixes possam chegar saudáveis em Lajeado, eles são retirados dos açudes antes das 6h, colocados em tanques e levados em caminhões com oxigênio.

Rádio Independente acompanha retirada e venda de peixes em Sério

Vídeo: Joel Alves

A reportagem acompanhou a retirada dos peixes das espécies: húngara, cabeça-grande, capim e prateada, na manhã desta sexta-feira (10), na propriedade de Nelson Martini, um dos criadores do município.

Para não machucar nem estressar os peixes, uma rede é passada lentamente no açude. Dez pessoas participaram no ‘arrastão, oito entraram no açude antes das 6h da manhã, entre eles o secretário da agricultura do município.

“A água está quente hoje, o problema é entrar na açude no inverno”, fala sorrindo Nelson Martini.

Hoje (10), foram trazidos para a’ Feira do Produtor de Lajeado’ cerca de quinhentos quilos de peixe vivo, e devem ser vendidos até às 18h.

Confira mais imagens

Vídeo: Joel Alves

Vídeo: Joel Alves

Foto: Joel Alves

Texto: Joel Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui