Psiquiatra apresenta os quatro principais tipos de comportamento humanos e como a genética interfere

"Quanto mais autoconhecimento a gente tem, maior é a nossa saúde mental", afirma Rafael Moreno.


0

O comportamento humano foi tema da participação do médico psiquiatra Rafael Moreno em participação no quadro “Direto ao Ponto” desta quinta-feira (17), no programa Troca de Ideias. Moreno participa da condução de uma grande pesquisa na Univates, a nível nacional, que analisa cerca de 15 mil pessoas em relação ao temperamento.


ouça a entrevista

 


 

O profissional explica que há quatro grandes tipos de comportamento humanos:

  • Os internalizantes, aquelas pessoas que não têm muitos relacionamentos, que preferem o garantido a novas aventuras e em geral não se expõem muito.
  • Os externalizantes, que são mais desinibidos, eufóricos em suas manifestações, que falam mais e têm mais amigos, mas que cometem mais excessos.
  • Os instáveis, pessoas que oscilam mais em seu temperamento, são mais “de lua” e tem por característica não conseguir manter uma rotina.
  • Os estáveis emocionalmente, são mais obsessivos, com tendência à liderança.

Moreno explica que ter histórico de mãe depressiva ou eufórica aumenta a ansiedade ou obsessividade no filho, com traços de maior medo em seu temperamento. Já pais depressivos ou eufóricos geralmente têm filhos com mais episódios de raiva.

O médico pondera que não saber sobre a genética e o histórico comportamental dos pais é um fator de risco para angústia, depressão e instabilidade. “A nossa pesquisa mostrou isso: que 17% do nosso temperamento é explicado pela história dos nossos pais.”

Conforme ele, “o autoconhecimento envolve também o conhecimento dos nossos pais”. “Quanto mais autoconhecimento a gente tem, maior é a nossa saúde mental”, afirma.

Moreno diz que, ao longo da vida, é possível sim mudar o temperamento. “O temperamento não é algo estático, é dinâmico”, lembra.

Ter mais amigos, praticar esportes e ter acesso à arte são fatores positivos para a estabilidade comportamental. Quando se é adolescente, período importante para esta formação, um ambiente escolar coeso também apresenta grande importância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui