Publicação que informa que a Covid-19 é uma bactéria é falsa

Postagem mentirosa que faz referência ao Grupo Independente diz ainda que a Itália foi a cura para o coronavírus.


3
Foto: Reprodução / WhatsApp

Cuidado, pois as fake news continuam sendo disseminadas nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Assim como outros veículos de comunicação já foram alvos da prática criminosa, agora uma publicação que circula na web sobre o fim da Covid-19 faz referência ao Grupo Independente, mas é uma notícia falsa.

A equipe de jornalismo da Rádio Independente atua de forma profissional e sempre em busca da verdade e das informações corretas.

A postagem afirma que a Covid-19 não seria um vírus, mas uma bactéria, o que não corresponde às informações de médicos e cientistas especialistas.

O que é a COVID-19

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Fonte: Ministério da Saúde

3 Comentários

  1. Ola Marcio, Eu nao sou médica… mas acredito que os antibioticos diversos que estao sendo utilizados, nao sao pra acabar com o virus; sao para atenuar os danos causados ao nosso sistema… e tentar diminuir os obitos causados pelos mesmos. A cura para viroses nao existe, pq virus sao mutantes. O que existe sao vacinas feitas com o virus atenuados que estao acometendo neste momento, e a tal vacina sera usada no ano seguinte… como as vacinas de gripe por ex… quando as tomamos criamos anticorpos para a cepa anterior… assim aguentaremos o novo virus modificado !

  2. O tempo vai dar razão, esse “VIRUS” é batería e nao foi só a Italia que confirmou, Espanha e russia tambem. Mas é muito mais retavel pros governo nao detectar a causa real disso e seguir faturando

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui