Puro Fazer, empresa focada na promoção da autonomia, saúde e bem-estar em cosméticos naturais

Apresentador Ricardo Brunetto conversa com a empreendedora Luciana Turatti, sócia-proprietária da Puro Fazer.


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Na décima edição do programa Arte de Empreender, o apresentador Ricardo Brunetto conversa com a empreendedora Luciana Turatti. Ela é sócia-proprietária da Puro Fazer, uma empresa focada em insumos para cosméticos naturais que tem entre seus objetivos a promoção da autonomia, saúde e bem-estar.


Um bom profissional deve circular por diversas áreas do saber

com Tamara Bischoff

Você já se deu conta de que, em geral, as atividades que não gostamos de fazer são aquelas nas quais nosso desempenho não é dos melhores? Tendemos a gostar daquilo que dominamos, daquilo que fazemos com tranquilidade, sem esforço. E então, vamos ficando cada vez melhores, mais experientes e perspicazes. E é aí que pode morar o perigo. Qual perigo? O da acomodação.


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Anos de experiência não garantem que você continue sendo um bom profissional, afinal, são raras as carreiras que não tiveram grandes mudanças nos últimos tempos. Assim, para nos tornarmos nossas melhores versões, precisamos enfrentar alguns medos e encarar desafios.

Comece buscando saber mais sobre as coisas. A recompensa garantida que você terá chama-se enriquecimento intelectual, algo que ninguém poderá lhe tirar. Se está com dúvida sobre o que fazer, apenas escolha algo para ler, para assistir, para aprender. Hoje, o que não faltam são opções de cursos, palestras, lives, em muitos casos, até de graça. Se tem uma coisa boa que a pandemia trouxe foi isso, a quantidade de informação disponível nas redes sociais. Fica até difícil escolher com um cardápio tão extenso.

Nessa semana que passou, assisti a algumas palestras gratuitas com profissionais de renome mundial. Se aprendi alguma coisa? Sempre! Uma frase que me fez pensar, uma pergunta instigante, uma maneira diferente de pensar. Às vezes, eu aprendo inclusive o que eu não quero fazer ou como eu não quero ser, o que também considero um bom aprendizado.

E se posso lhe dar uma dica, eu diria: não se restrinja apenas aos conhecimentos pertinentes à sua área de atuação. Um bom profissional precisa ter a mente aberta para conhecer outros saberes, circular por diversos caminhos. E assim vamos crescendo, agregando valor a nós mesmos e, por consequência, às organizações para as quais emprestamos nossos serviços. Pablo Picasso, um dos maiores expoentes das artes plásticas disse certa vez: “Eu estou sempre fazendo aquilo que não sou capaz, numa tentativa de aprender como fazê-lo”.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga


No mundo atual, a concorrência está cada dia mais acirrada

com Liane Klein

Já percebemos que no mundo atual, a concorrência está cada dia mais acirrada. Novos negócios se desenvolvem a todo momento, trazendo a necessidade de nos reinventarmos.


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Apenas produzir algo, ou ofertar algum serviço, não tem sido sinônimo de sucesso há um bom tempo. Por esse motivo, precisamos nos aprofundar mais no conhecimento dos nossos negócios e principalmente no relacionamento com nossos clientes. É através desse relacionamento que realmente poderemos estabelecer diferenciais competitivos para nossa empresa.

A era digital trouxe consigo a ampliação das possibilidades de exposição e relacionamento de uma empresa, e por isso, trabalhar na construção de uma boa estratégia dentro de um Funil de Vendas, pode ser fator determinante para o sucesso do seu negócio.

Existem 5 etapas fundamentais que lhe ajudarão a pensar o seu Funil de Vendas, onde você compreenderá desde como captar interessados em seu produto ou serviço até o momento de encantá-los definitivamente. As etapas são:

Atrair: se comunicar com o cliente, enviando mensagens com conteúdos práticos, que realmente auxiliem seu cliente a resolver suas dores, para que ele se interesse e continue a percorrer as outras etapas do Funil.

Qualificar: manter verdadeiros interessados e afastar curiosos, deixando dentro do Funil quem realmente é seu cliente.

Remodelar Crenças: organizar os conceitos que o cliente deve ter sobre você.

Converter: efetivando a transação. Isso só ocorrerá se a sua entrega for percebida como algo de real valor e que possa efetivamente ajudar seu cliente.

Encantar: Nessa etapa já temos o cliente inserido no Funil de Vendas. Ele optou pela nossa empresa e agora temos a possibilidade de encantá-lo.

Então, não esqueça da sequência de atrair, qualificar, remodelar crenças, converter
e encantar. Esses certamente serão passos fundamentais para o sucesso do seu
negócio.

Liane, gerente do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo


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