Falar sobre sexualidade é importante, mas ainda é um tabu que precisa ser desmistificado, afirma a especialista em psicologia clínica Carine Bernhard. Ela abordou o assunto no Panorama desta segunda-feira (13) ao comentar as declarações de Ivete Sangalo. A cantora disse que já trata da situação com seu filho primogênito, de 12 anos.
Conforme Carine, “sexualidade não quer dizer igual a ato sexual”. Ela defende que o tema comece a ser trabalhado com os jovens desde cedo, pelas famílias e nas escolas. “Quando a gente fala de educação sexual, seja na família ou na escola, a gente está falando da expressão do corpo”, explica.
A psicóloga percebe que hoje em dia os jovens têm acesso a muitas informações na internet, de modo que é importante a família já ambientá-los sobre sexualidade.
“Nós precisamos falar sobre isso porque está muito fácil das nossas crianças buscarem informações na internet. Quanto mais eu abro esse diálogo em casa, mais confiança e segurança eles têm para estarem protegidos”, ressalta.