Quanto mais possibilidades de escolhas têm o eleitor, maior será a chance de acertar

A multiplicidade de opções faz parte da democracia.

0

Isto é Democracia

Tenho lido e ouvido sobre a possibilidade de termos em várias cidades da região mais do que dois candidatos a prefeito na disputa eleitoral deste ano. Não vejo esta situação como ruim, muito pelo contrário, penso que quanto mais possibilidades de escolhas tem o eleitor, maior será a chance de acertar. E vale o mesmo para vereança. A multiplicidade de opções faz parte da democracia.

Lição

Desvio de verbas na prefeitura de Viamão, na região Metropolitana, como vimos nesta semana, é apenas uma pontinha de um iceberg de corrupção existente no Brasil. A roubalheira no setor público parece estar enraizada e dá a impressão de que quem não faz está errado. Continuo acreditando que a maioria age corretamente, mas e pecha nas costas dos políticos é grande.

Conhecendo

Nesta semana, o deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB) fez roteiro em alguns municípios para acompanhar o trabalho das executivas municipais. Conheceu os projetos da Amturvales e elogiou o desenvolvimento da região em várias áreas. Já agendou retorno para o mês de março, quando irá conversar com pré-candidatos, fortalecendo as bases para as eleições municipais. Em Lajeado, o deputado reuniu-se com o presidente municipal do PSB, o radialista Rodrigo Conte, que expôs o planejamento do partido para o próximo pleito.

Aprendizado

Prefeitos de todo Estado que estiveram em Capão da Canoa nesta semana puderam acompanhar debates interessantes sobre as causas municipalistas e temas relevantes para 2020, como eleição, desafios e riscos. Um dos coordenadores da Assembleia de Verão da Famurs foi o coordenador-geral da entidade, José Scorsatto (na foto com governador, vice e presidente da Famurs). Scorsatto foi prefeito de Arvorezinha e está cada vez mais perto das demandas da região. Fixou residência em Lajeado e mira a Assembleia Legislativa em 2020. É hoje o coordenador regional do PDT.

Comandante

Na quinta- feira a noite, o vereador de Estrela Ernani de Castro (MDB) reuniu seus apoiadores para receber o pré-candidato a prefeito Comandante César. O mesmo já foi feito pelo secretário de Obras e vereador Cristiano Nogueira em seu sítio, na Linha Delfina. O MDB no município parece estar decidido na candidatura do Comandante César. O vice deve ser o secretário da Seplade, Paulo Finck (PP) ou o secretário da Fazenda, Henrique Lagemann (PSDB).

Curtas

** Ubirajará Marques, o Bira, atual secretário de Assistência Social de Cruzeiro do Sul, anunciou sua saída do PP. O destino deverá ser o PSDB. Quer concorrer a prefeito ou vice.

** MDB e PPS realizam encontro neste sábado em Teutônia. A discussão principal é a eleição de 2020.

** Os 64 anos de história da Certel, a serem comemorados em 19 de fevereiro, serão marcados pelo anúncio oficial de uma nova hidrelétrica, a Vale do Leite, que se localizará no Rio Forqueta, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo. A usina terá 6,4 MW de potência instalada e sua construção iniciará este ano, mais exatamente na localidade pouso-novense de Picada Arroio do Leite. Será a quinta da Certel.

** Uma empresa terá que indenizar casal barrado em festa na virada do ano, em Xangri-lá, porque o rapaz usava chinelos. Decisão é da 2ª Turma dos Juizados Especiais Cíveis.

** 17h de quinta, o plenário da Câmara dos Deputados em Brasília registrava a presença de apenas um deputado, dos 513. Cada vez mais, os parlamentares trabalham menos, agora com dois dias de votações, às terças e quartas. De resto, é presença nas bases, com o dinheiro do povo.

** Senador Angelo Coronel (PSD–BA) quer obrigar Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e outros serviços online a exigir, por lei, o CPF do usuário para funcionar no Brasil. Quer evitar as fake news.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui