Quanto o agricultor está ganhando por litro de leite no Vale do Taquari?

"Estamos ganhando bem, mas a ração e a silagem também aumentaram", fala Waldir Schenider


3

No Bairro Imigrante, em Lajeado, uma família de produtores rurais, que possuem 22 vacas de leite, estão recebendo R$ 2,60  por litro. Apesar do reajuste que os produtores receberam nos últimos dias, o valor ainda está defasado. “Estamos ganhando bem, mas a ração e a silagem também aumentaram”, desabafa Schneider.


OUÇA A REPORTAGEM 


Apesar de aposentados, o casal Irma e Waldir Schneider continuam trabalhando na produção de leite, mas pensam em parar em breve. “Eu já teria parado, mas resolvemos continuar mais um pouco”, diz Dona Irma.

O trabalho com vacas leiteiras não é fácil. O leite precisa ser tirado duas vezes por dia, inclusive nos finais de semana, feriados e indiferente das condições do tempo. “Só fui para a praia quando era solteiro, por isso que os jovens não querem mais trabalhar com o leite”, salienta Schneider.

A família Schneider possui 22 vacas, cada animal produz 29,5 litros por dia, uma produção de 650 litros de leite diários, quase 20 mil litros por mês.

Da área total de Lajeado, 90 quilômetros quadrados, apenas 2% ainda é rural. Ainda existem produtores rurais no Bairro Carneiros, Imigrante e no Alto Conventos.

 

 

3 Comentários

  1. Se os agricultores ganham r$ 2,60 porque o leite na prateleira do mercado tá passando do 7,50??? Pelo visto é mais em conta tem uma vaca em casa do que ficar comprando leite no mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui