Quarta-feira de trégua no calorão no Vale do Taquari

Tradicional “vento de finados” será sentido nos próximos dias.


0
Foto: Rodrigo Gallas

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, entretanto haverá maior nebulosidade no Sul e no Leste, incluindo a Capital, com céu nublado a encoberto em muitas horas do dia. Mesmo instabilidade fraca não pode ser afastada em pontos destas regiões.
Nos municípios do Vale do Taquari, a quarta-feira (21), será um dia agradável sob influência de ar mais frio que vem do oceano, portanto, o calorão dá uma trégua e a máxima não passa dos 30°C.

O vento ainda por vezes moderado com rajadas do quadrante Leste por ser registrado, pelo contraste térmico entre ar frio no oceano e quente no continente.

Amanhã, a quinta-feira (22), será de tempo firme e o sol aparece, porém, ainda haverá nebulosidade no Vale. O amanhecer apresenta temperaturas agradáveis, sendo que, nas primeiras horas pode ocorrer a formação de nevoeiro. Já à tarde, será de 30°C em Lajeado.

Na sexta-feira (23), a nebulosidade aumenta, principalmente da tarde para a noite e chuvas esparsas não são afastadas. A tarde a sensação será de calor.

Ventos de finados

A primavera é um período em que se dá com grande frequência vento moderado a forte do quadrante Leste que ocorre entre a tarde e a noite. No Rio Grande do Sul popularmente se denomina de “vento de Finados”, alusiva ao feriado de 2 de novembro.

Nos meses da primavera, as massas de ar frio começam a ter uma trajetória mais marítima enquanto o Norte da Argentina e o Paraguai recebem mais incursões de ar quente de origem tropical.

Este comportamento da atmosfera acaba por determinar as variações de temperatura e pressão que resultam em dias ventosos, especialmente em horas da tarde para a noite pelo aquecimento diurno que acentua a diferença de temperatura entre continente e o oceano.
O mesmo ocorre algumas vezes no verão, em particular no Leste gaúcho, o que explica o famoso vento “Nordestão” que atormenta os veranistas.

Fonte: MetSul + NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui