Quarta-feira é o último dia para regularizar título eleitoral

Cadastro deve ser feito pela página do Tribunal Superior Eleitoral.


0
Termina no dia 6 de maio o prazo para regularizar o título de eleitor (Foto: Divulgação/Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão)

Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para regularizar o título de eleitor. O cadastro deve ser feito pelo atendimento online – plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vale para todo o país.

Para acessar os serviços é preciso entrar no site e abrir a aba de “passo a passo” e, então, dar início à solicitação (veja detalhes abaixo). Quem vai votar pela primeira vez pode solicitar o título pela internet.

Já o cidadão que não votou e nem justificou na última eleição deve regularizar a situação. É possível consultar se há débito com a Justiça Eleitoral e emitir a guia para o pagamento da multa, no valor de R$ 3,50.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os serviços eleitorais presenciais foram suspensos por tempo indeterminado. Apesar disso, o atendimento continua pela página da Justiça Eleitoral. Isso vale para: alistamento (primeiro título); transferência de município; mudança de zona eleitoral – somente quando justificada em razão da melhoria da mobilidade do eleitor; alteração de dados indispensáveis para a expedição de documentos ou exercício de direitos; regularização de título cancelado.

Cabe ressaltar que o cancelamento de título não ocorrerá para aqueles eleitores que não realizaram o cadastro biométrico obrigatório. No Rio Grande do Sul são 304 mil eleitores de 50 cidades gaúchas que poderão votar. Dentre as cidades, três do Vale do Taquari: Encantado (3.206 eleitores), Estrela (3.443 eleitores) e Lajeado (9.577 eleitores).

Fonte: TSE/ G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui