Quase 67% de todos os gaúchos já completaram o esquema de imunização contra covid

Reforço imunizatório já chegou aos braços de 1 milhão de pessoas em todo o Estado


0
Foto: Divulgação

Mais de 7,3 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul já estão com o esquema vacinal completo. Divulgada nesta quinta-feira (18) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a estatística abrange tanto os procedimentos de segunda dose de Coronavac, Oxford ou Pfizer, quanto as aplicações da injeção única do imunizante da Janssen.

Por segmento populacional, esse contingente abrange 84,4% dos adultos (a partir de 18 anos), bem como 12,7% dos adolescentes (12 a 17 anos), 78,1% dos cidadãos aptos a serem vacinados (qualquer indivíduo dos 12 anos em diante) e, em média, 66,6% de todos os habitantes dos 497 municípios gaúchos, que totalizam cerca de 11,3 milhões.

Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Estado, é necessário vacinar pelo menos 70% da povo gaúcho com as duas doses ou dose única, conforme estimativa da SES. Mas isso precisa ser feito de forma homogênea entre municípios e faixas etárias. De acordo com a SES, o ideal é atingir 90% de cobertura vacinal completa. No caso específico da Janssen, as aplicações somam 303.694 até o momento.

Por fim, a dose de reforço já chegou aos braços de pouco mais de 1 milhão gaúchos, em todos os 497 municípios – a proteção-extra é oferecida a todos os cidadãos na faixa etária a partir de 18 anos, mediante intervalo mínimo de cinco meses a partir da segunda injeção (exceto para imunossuprimidos, com prazos menores).

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui