Quase oito mil pessoas participaram dos passeios do Trem dos Vales

Viagens entre Colinas e Roca Sales no último fim de semana encerraram projeto para 2020.


0
Foto: Divulgação

As belezas do Vale do Taquari foram conferidas de dentro do vagão de um trem por quase oito mil pessoas, em cerca de 30 viagens, neste ano. No último fim de semana, 1.331 bilhetes foram comercializados para as viagens entre Colinas e Roca Sales. Já os passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo, reuniram 6,5 mil turistas.

Este ano, as viagens começaram no dia 17 de outubro, fazendo o trajeto Muçum e Guaporé. O passeio apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, em Vespasiano Corrêa; e os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. Além disso, é possível conferir uma paisagem exuberante, com vegetação e cascatas, que compõem cenários de beleza única.

Já o trajeto entre Colinas e Roca Sales, brindou os participantes com belas paisagens dos morros e do Rio Taquari, passagem por túneis, além de vistas rurais e urbanas das cidades. O passeio tem 17 quilômetros pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, inaugurada em 1960, num percurso de cerca de uma hora. Durante a viagem, músicos divertiram o público, com cantorias das culturas alemã e italiana. Nas estações,
houve comercialização de artesanato, café da colônia e produtos das agroindústrias familiares.

O número de participantes ficou dentro do esperado pela coordenação do Trem dos Vales. Ele representou a metade da capacidade, já que os passeios ocorreram com apenas com 50% de ocupação, mantendo os cuidados para evitar aglomeração. A coordenação do Trem dos Vales e Amturvales trabalham para trazer, a partir de 2021, o trem em definitivo para a região fazendo dele um dos principais produtos turísticos do Estado.

Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana (Foto: Divulgação)

Conforme o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, o projeto vem, a cada ano, consolidando-se como um excelente atrativo turístico para a região. Integrando roteiros turísticos, pontos de alimentação, serviços de acomodação e alojamento, além de visitação a diversos pontos do Vale, atraindo milhares de visitantes internamente e de outras regiões.

“A cada ano estamos aperfeiçoando o passeio, que é um dos mais lindos do Brasil, onde as pessoas podem contemplar belezas naturais e arquitetônicas exuberantes, que encantam quem faz o passeio”, destaca Fontana.

O projeto Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABFP), com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), prefeituras e Rumo Logística. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui