Quatro formas de comprar um carro usado pela internet de forma segura

O número de pessoas que deixam de ir à concessionária e compram um carro usado online está crescendo a cada dia


0
Foto: Divulgação

O número de pessoas que deixam de ir à concessionária e compram um carro usado online de um vendedor particular ou por plataformas de venda está crescendo a cada dia. Mas enquanto o mercado ponto a ponto está crescendo, também estão surgindo muitos golpes.
Aqui estão 4 dicas para garantir que sua experiência de compra de carro online seja a mais segura possível.

1) Verifique a identidade do vendedor pessoalmente

A menos que você esteja fazendo negócios por meio de uma plataforma confiável que protege sua compra, você NUNCA deve fechar o negócio online.

Um carro é uma compra expressiva e, portanto, requer uma certa confiança de ambas as partes envolvidas. Se o seu vendedor não lhe fornecer o nome completo, endereço e número de telefone, ele não é alguém com quem você possa fazer negócios.

No entanto, você precisará de mais informações do que apenas informações de contato. Afinal, não é difícil falsificar um nome e endereço ou obter um número de telefone anônimo.
Você precisa verificar a carteira de motorista, o título e as informações do cartão do seguro e verificar se todos possuem as mesmas informações. Isso confirmará que o vendedor não está se passando por uma pessoa que não é, e adicionado a isso que o carro não é roubado.

2) Nunca use formas de pagamento anônimas

O motivo pelo qual os golpistas solicitam formas de pagamento anônimas é porque não há nada que rastreie ao crime. E para piorar as coisas para você, isso o torna impossível para qualquer tipo de reembolso de sua instituição bancária.

Se um vendedor pede para ser pago via depósito bancário, criptomoeda ou ted para uma conta de terceiro, isso aumenta as chances de dar algum problema.

Não há motivo legítimo para efetuar a compra de um carro com moeda não rastreável, então não dê ouvidos a quaisquer argumentos que eles possam apresentar.

3) Obtenha informações específicas do veículo

Recomendamos fortemente ver e testar a direção do carro que você está comprando antes de fechar o negócio. No entanto, se o carro estiver fora do estado e você decidiu que precisa dele… aqui está como você deve proceder.

Solicite o número do RENAVAM e placa do veículo.

Com essas informações, você será capaz de obter um relatório do histórico do veículo para o carro. O relatório do histórico do veículo fornecerá informações importantes – como o número de proprietários anteriores, verificação do hodômetro, acidentes e quaisquer recalls do veículo pendentes.

Além disso, peça também ao vendedor que mande inspecionar o veículo por um mecânico da sua confiança. Isso permitirá que você obtenha uma avaliação verídica do estado do automóvel, para um eventual reparo ou conserto prévio.

4) Pesquise seu carro usado ou seminovo em sites confiáveis

Você precisa verificar a url do site em que está comprando.

Este é o indicador número 1 para não cair em golpe.

Normalmente, o que acontecerá é que o vendedor entrará em contato com você por e-mail e fornecerá um link para um site onde eles têm o carro listado para que você possa comprá-lo.

Muitas vezes, o link será para um site bem conhecido como OLX, porém a página para qual eles enviarão será essencialmente uma cópia do site real.

Se você olhar para o nome de domínio (url), poderá determinar se o site é falso da seguinte maneira:

A: O url está um pouco diferente (sitedecarros.com.br) vs. (sitedecarrous.com.br)

obs: perceba que no exemplo, a opção está escrito gramaticalmente errado, com 2 “U”.

Se você ainda não tem certeza sobre a validade do site, outras maneiras fáceis de verificar se o site é confiável é pesquisar por suas redes sociais.

Aqui segue dois sites seguros e de confiança na qual você pode negociar a compra de seu carro:

Site de classificados online na região do Vale do Taquari, fundado em 2015, hoje com +120 lojas de toda região, com abrangência em toda região do Vale do Taquari e Rio Pardo, interior do Rio Grande do Sul.

Site com abrangência e lojas de todo estado do Rio Grande do Sul, com início das atividades em 2020.

Além disso, depois de verificar todas as informações no site, o melhor lugar para fechar negócios é no seu banco. Peça ao vendedor para encontrá-lo lá com o título, o carro e as chaves em mãos.

Uma boa maneira de pagar nessa situação é fazendo TED diretamente ao vendedor que assinou o DUT no cartório.

* Conteúdo de responsabilidade de seus idealizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui