Quem é Kamala Harris, escolhida vice por Joe Biden na disputa com Trump pela presidência dos EUA

Ela tentou ser a indicada pelo partido nas primárias, mas não decolou após uma campanha em que tentou ficar entre a ala moderada e a esquerda progressista do partido.


0
Foto: Sait Serkan Gurbuz / AP

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, anunciou na terça-feira (11) quem será sua companheira de chapa na disputa com Donald Trump no pleito de novembro. Kamala Harris, senadora pela Califórnia, foi escolhida em uma lista que tinha estimado 13 nomes de mulheres.

Biden havia prometido ter uma mulher como vice e estava sob pressão para que escolhesse uma mulher negra — Harris, portanto, cumpre esses dois pré-requisitos.

Nascida de pais imigrantes (uma mãe indiana e um pai jamaicano), Harris foi criada majoritariamente pela mãe, pesquisadora de câncer e ativista de direitos civis.

Depois de cursar a universidade negra Howard, Harris estudou Direito na Universidade da Califórnia em Hastings e iniciou sua carreira na Promotoria do condado de Alameda.

Tornou-se promotora-chefe em San Francisco em 2003, antes de ser eleita a primeira negra procuradora-geral da Califórnia. No cargo, ganhou reputação como estrela ascendente do Partido Democrata, até ser eleita ao Senado americano.

No Legislativo, Harris se destacou durante seus ásperos questionamentos a dois indicados por Trump — Brett Kavanaugh, nomeado à Suprema Corte, e William Barr, nomeado ao cargo equivalente a ministro da Justiça.

Ela chegou a participar das primárias para ser a candidatada democrata, mas desistiu no meio do caminho ao não decolar na campanha, em que tentou angariar apoio de eleitores moderados e progressistas do partido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui