Quem inventou as panelas?

No século XV, era comum se encontrar em uma culinária medieval europeia, caldeirões de ferro, uma panela de barro e um assador em forma de lança


0
Foto: Ilustrativa

Cerca de 500.000 a.C., com a descoberta do fogo, o Homo erectus passou a assar suas carnes de caça em espetos para se alimentarem. E nesse período, começaram a se alimentar de cereais, que precisavam de ser cozinhados para o consumo.

Com isso surgiu a necessidade de se ter um recipiente para guardar e depois cozinhar os grãos, foi então que passaram a utilizar carcaças de tartarugas e de grandes moluscos como recipientes para ir ao fogo. Há 20.000 a.C., especula-se que o uso de vasos de cerâmicas permitiu o cozimento de alimentos em água fervente. Por volta de 3000 a.C. com o surgimento dos metais começaram a surgir as primeiras e rudimentares panelas e caldeirões. Com o advento dos metais, começaram a surgir os protótipos de panelas como caldeirões.

No século XV, era comum se encontrar em uma culinária medieval europeia, caldeirões de ferro, uma panela de barro e um assador em forma de lança, que assava carnes e animais inteiros. No século XVII, frigideiras, chaleirase panelas começaram a aparecer nas casas. Nos Estados Unidos, comumente se utilizava ferro para sua criação. Já na Ásia, o cobre e o aço era mais comum. Entre o século XIX e XX, o aço inoxidável e o alumínio tornaram viável a produção em massa de panelas, que ocorreu entre o século XX e o século XXI.

Já a panela de pressão é um recipiente na qual os alimentos são cozidos em temperaturas acima do ponto de ebulição da água (100ºC) à pressão ambiente, possibilitando um tempo de cozimento reduzido. A primeira panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin em 1679, e foi chamada inicialmente de Marmita de Papin ou Digestor de Papin. Com ela, Papin pôde demonstrar que o aumento de pressão sobre um líquido faz elevar a sua temperatura de ebulição.

Carne de panela com batata e cenoura na pressão

Ingredientes
1 kg de acém
400 g de batata bolinha (cerca de 15 unidades)
2 cenouras
½ cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 xícara (chá) de água fervente
azeite a gosto
2 folhas de louro
1 colher (chá) de cominho em pó
½ colher (chá) de colorau
¼ de colher (chá) de canela em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Corte o acém em cubos de cerca de 3 cm e tempere com o cominho, o colorau, a canela, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Numa chaleira, leve um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo médio para ferver. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho, o extrato de tomate e as folhas de louro e mexa por 1 minuto. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite e a farinha e mexa bem por mais 2 minutos.
Regue com o vinagre e 1 xícara (chá) de água fervente. Tempere com mais 1 colher (chá) de sal, junte a carne e misture delicadamente. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes.

Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento. Descasque e corte as cenouras ao meio, no sentido do comprimento, e fatie as metades em meias-luas de 1 cm, na diagonal.
Após os 25 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até que pare de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a panela, adicione as batatas e as cenouras cortadas e misture delicadamente. Tampe e volte a panela ao fogo alto. Assim que ela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair naturalmente da panela antes de abrir a tampa. Sirva a seguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui