Quem não fizer o cadastro biométrico em Lajeado não votará em 2020, alerta juiz eleitoral

Diminuição do eleitorado apto a votar pode impactar no resultado do pleito, afirma Rodrigo Bortoli.


0
Chefe do Cartório de Lajeado, Maria Betânia Rohde, e o juiz eleitoral da 29ª Zona, Rodrigo de Azevedo Bortoli (Foto: Nícolas Horn)

Quem não fizer o cadastramento biométrico em Lajeado pode ficar de fora do pleito eleitoral de 2020. O alerta é do juiz eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, Rodrigo de Azevedo Bortoli. “Os eleitores de Lajeado, para o pleito eleitoral de 2020, serão aqueles que já fizeram o cadastramento e, sobretudo, aqueles que efetivarem a sua revisão agora durante esse período que está em curso desde o mês de março. Os eleitores que não realizarem esse procedimento não votarão nas eleições municipais de 2020”, alerta.


ouça a entrevista


 

O trabalho da revisão do eleitorado de Lajeado, por meio da coleta de dados biométricos e confirmação do domicílio, foi iniciado pelo Cartório Eleitoral em 11 de março. O trabalho seguirá por um ano — até 11 de março de 2020. Durante esse período, espera-se receber cerca de 34 mil dos 60 mil eleitores de Lajeado. A outra fatia, aproximadamente 26 mil, já realizou o procedimento ao longo dos últimos anos.

Devem comparecer no órgão todos os eleitores que não passaram pelo Cartório Eleitoral desde 2013 e não fizeram a coleta dos dados biométricos. “A revisão do eleitorado é obrigatória. As pessoas que não fizerem, terão seu título cancelado”, ressalta a chefe da repartição, Maria Betânia Rohde.

Conforme ela, entre 140 e 150 eleitores teriam que comparecer, diariamente, para atualizarem sua situação perante a Justiça Eleitoral. Porém, em março, a média não passou de 60. “É uma média que já era alta e, cotidianamente, está se elevando. Daqui a pouco, estaremos com uma média necessária de 200 eleitores”, analisa Bortoli.

Para agilizar o processo, o Cartório abrirá, excepcionalmente, no próximo sábado e domingo (dias 6 e 7 de abril), das 10h às 17h. “Nós temos uma preocupação que o fracasso desse processo vai importar numa diminuição muito grande no eleitorado apto a votar em 2020, impactando, possivelmente, no resultado do pleito”, alerta o juiz eleitoral.

Para fazer o cadastro biométrico, o eleitor precisa levar documento de identificação (exceto passaporte); título de eleitor, se possuir; e comprovante de residência, como contas de luz, água, telefone, internet ou fatura do cartão de crédito. O cartório está localizado na Rua Santos Filho, 394, no Centro de Lajeado. TS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui