“Queremos vacinar a dose 1 em todo o público-alvo até a metade de agosto”, planeja secretário de Estrela

O município chegou a marca de 70% do público-alvo vacinado nesta terça-feira, e Celso Kaplan afirma que, se os lotes de vacinas continuarem chegando neste ritmo, a perspectiva pode se confirmar 


0
Foto: Luan dos Santos

Estrela alcançou uma nova marca na luta contra a pandemia. Nesta terça-feira (20) imunizou mais 727 estrelenses, já na faixa dos 31 anos ou mais. No total foram mais de 2 mil que receberam a primeira dose (D1) em apenas uma semana, o que fez o município atingir a marca de 18.208 imunizados. Considerando a estimativa de 26 mil a serem vacinados segundo os cálculos iniciais, Estrela já supera a marca de 70% do público-alvo.

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde realiza etapa extra para aqueles que perderam as datas da segunda dose (D2) dos imunizantes da CoronaVac e AstraZeneca, o que fará com que os índices deste segmento também cresçam. Até o final da manhã desta terça-feira (13), eram 7.878 cidadãos com a dose complementar (D2), mais de 30%, o que a deixa com um dos melhores percentuais do Estado nos dois levantamentos.

A etapa desta terça-feira (13), inicialmente destinada a idade limite de 32 anos ou mais, levou outra vez grande número de pessoas cedo ao Parque Princesa do Vale, antes mesmo da abertura dos portões. E de novo muitos com idade superior e de grupos prioritários que, sem limite de idade, tiveram diversas outras oportunidades de buscar a vacina. “Mas este índice também vem caindo. Com a grande mobilização da equipe de Saúde e dos voluntários do Lions, o fluxo foi diminuindo no decorrer da etapa e aos poucos a espera pela dose tornou-se pequena”, explica o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan.

Já no meio da manhã havia momentos que a fila era pequena, e a equipe de saúde decidiu por baixar a faixa etária para os 31 anos. O movimento voltou a crescer nas duas últimas horas, mas sem longa espera.

A pefeitura vai aguardar a chegada de novos lotes de vacina, a realização da etapa desta quarta-feira e as novas normativas que podem antecipar a aplicação da D2 nas pessoas que receberam a AstraZeneca. Por isso a data de uma nova etapa para o público em geral, o que avançou muito nos últimos dias, deve sair apenas ao fim ou final de semana.

Segundo o secretário de Saúde do município, já é possível prever a data de complemento da vacinação em primeira dose para o público alvo. “Se os lotes de vacinas continuarem chegando, a perspectiva é que na metade de agosto nós possamos já ter vacinado todos os adultos com a primeira dose em Estrela”, afirma Kaplan.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui