Quinta-feira ensolarada e quente pelo Rio Grande do Sul

Analise revela que o Rio Grande do Sul está cada vez mais quente. A Organização Meteorológica Mundial reforça que os últimos cinco anos foram os mais quentes do período em que o clima é observado desde 1850.


0
Foto: Rodrigo Gallas / Arquivo

A quinta-feira repete o dia ensolarado pelo Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, no período da tarde os termômetros sobem, e as regiões Oeste e Noroeste devem ter máximas acima de 30°C. No Vale do Taquari, a cidade de Lajeado terá uma tarde de 30°C com baixa umidade do ar.

Para o fim de semana o tempo seco segue predominando com sol e tardes de calor. Na virada do mês para maio se espera um episódio mais consistente de chuva com retorno de ar mais frio.

Calor em Porto Alegre

Analise exclusiva da MetSul Meteorologia revela que Porto Alegre está cada ano mais quente. Conforme os dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o calor intenso ou extremo com marca diária superior a 35°C tem sido mais frequente desde a década de 1990 na Capital.

A mesma tendência de aumento de dias com temperatura muito alta tem se verificado em grande parte do mundo, em áreas urbanas e rurais, mas especialmente em grandes cidades em que há o efeito da chamada ilha de calor urbano.

As listras de um Rio Grande do Sul cada vez mais quente

Imagem: MetSul

A Universidade de Reading da Inglaterra atualizou as chamadas “listras do clima”, que se tornaram populares mundialmente e um símbolo gráfico da causa do aquecimento global. A atualização trouxe a inclusão do Brasil os estados.

O infográfico mostra as anomalias de temperatura no Rio Grande do Sul entre os anos de 1901 e 2019. Cada listra representa um ano da esquerda para a direita. O azul indica anos mais frios do que a média e as cores vermelha, bege e marrom os anos que foram quentes ou muito mais quentes do que a média.

A condição reflete a tendência do planeta. A Organização Meteorológica Mundial reforça que os últimos cinco anos foram os mais quentes do período em que o clima é observado desde 1850.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui