Rádio Independente apresenta nova programação a partir de segunda-feira

Mais apresentadores, programação leve, interatividade e opinião marcarão a nova proposta da emissora de Lajeado.


0
Estúdio da Rádio Independente (Foto: Ricardo Sander)

A partir desta segunda-feira (25) a Rádio Independente 950 AM/91.7 FM, de Lajeado, passará a apresentar uma nova programação aos seus ouvintes. A mudança ocorre justamente num momento desafiador, quando o país passa por uma pandemia que traz consequências jamais vividas por todos.

A maioria dos programas diários passará por reformulação e outros, novos, serão criados. Mais integrantes da equipe de jornalismo da emissora – que em abril comemorou 69 anos – passarão a ser apresentadores. O formato também mudará. Terá mais vozes, com o objetivo de deixar a programação ainda mais leve. Além disso, a reportagem ganhará mobilidade, aliando tecnologia para levar informações das ruas das cidades.

Quatro programas já existentes terão novos apresentadores ou repórteres, que se somarão às equipes já existentes (Acorda Rio Grande, Panorama, Contraponto e Na Boca do Povo) e outros cinco passarão a integrar a programação. Troca de Ideias, Linha de Frente, Independente Esportes, Redação no Ar passarão a fazer parte do cotidiano dos ouvintes. Já o Sala de Espera irá pro ar nas noites de segundas-feiras. (Confira detalhes abaixo).

João Pedro Müller diz que equipe é uma das melhores do estado (Foto: Ricardo Sander)

O diretor-presidente do Grupo Independente, João Pedro Müller, é um dos maiores entusiastas quanto à nova programação. “Essa ideia nasceu através da percepção da qualidade dos nossos colaboradores, que eu considero formarem um dos melhores times de comunicadores do Rio Grande do Sul”, cita.

 

 

Ricardo Brunetto: este é um momento de muita oportunidade (Foto: Ricardo Sander)

O diretor do Grupo Independente, Ricardo Brunetto, salienta que a rádio passará por duas grandes mudanças nos próximos meses. A primeira, a partir de segunda, com a reformulação da programação. “Ela será mais leve, mais dinâmica, mais interativa, com mais mobilidade e opinião, seguindo uma tendência do rádio mundial”, explica. A segunda, será uma transformação tecnológica, que ocorrerá entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Brunetto, no entanto, prefere esperar para detalhar essas inovações.

O diretor destaca que os períodos de crise devem servir para o crescimento da empresa. “Este é um momento de muita oportunidade. Em todos os momentos de crise, o Grupo Independente se reinventou e se superou. Não vai ser diferente agora, com muito mais estratégias comerciais e de conteúdo”, comenta.

Ricardo Sander acredita que mais apresentadores deixam a programação mais leve e próxima do ouvinte (Foto: Natalia Ribeiro)

O jornalista Ricardo Sander, coordenador do Departamento de Jornalismo da Rádio Independente, reforça que a ideia é deixar a comunicação mais conversada e aproximá-la ainda mais do ouvinte. “Era algo que projetávamos há mais tempo, mas a pandemia, por incrível que pareça, fez com que acelerássemos e tirássemos o projeto do papel”. Desde que assumiu o cargo no setor, no fim de 2016, sempre priorizou programas especiais com dois ou mais apresentadores, na ideia de “ter um rádio mais conversado e menos formal”. Sander entende ser algo mais agradável de escutar. “Agora valerá para a grade diária”, comemora.

Opinião

Uma das alterações da programação será a inserção de mais comentaristas, que levarão suas opiniões para o ar. Serão comentários diários, às 10h15, no quadro “Direto ao Ponto”, dentro do programa Troca de Ideias.
Segundas-feiras – Promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli
Terças-feiras – Economista e presidente do Codevat, Cintia Agostini
Quartas-feiras – Diretor da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind RS, Gustavo Bozetti
Quintas-feiras – Empresário Italo Reali
Sextas-feiras – Médico e gourmet Marcos Frank

Confira as principais alterações na programação da Rádio Independente

5h às 8h – Acorda Rio Grande – A apresentação seguirá com Paulo Rogério dos Santos, Nícolas Horn e Renato Souza. O programa seguirá levando muitas informações no amanhecer e ganhará mais mobilidade com a inclusão do repórter Joel Alves, circulando pelas ruas da região.

8h10 às 10h – Panorama – Fabiano Conte passará a ter a companhia de Aline Silva na apresentação, dando espaço para informação, opinião e mais voz à comunidade. Reportagens com Júlio César Lenhard.

10h às 11h30 – Troca de Ideias – Substituirá o Dinâmica – Nícolas Horn passará a ter a companhia de Rita de Cássia e Ricardo Sander na apresentação. Será um conteúdo mais leve e conversado, mas com muitas informações, entrevistas e opinião, com o quadro “Direto ao Ponto”. Reportagens com Gabriela Hautrive.

11h30 às 13h – Linha de Frente – Substituirá o Show de Notícias do Meio-Dia – Natalia Ribeiro passará a ter a companhia de Fabiano Conte na apresentação. O programa continuará levando muitas notícias aos ouvintes e buscará ainda mais a interatividade e a participação da comunidade.

13h45 às 14h35 – Independente Esportes – substituirá o Esportes em Desfile – Continuará com debate esportivo, mas também terá entrevistas e notícias com a equipe de esportes.

14h40 às 16h – Redação no Ar – Substituirá o Rádio Repórter – Ricardo Sander passará a ter a companhia de Gabriela Hautrive na apresentação. Com notícias, assuntos do momento e uma programação ainda mais conversada. Reportagens com Natalia Ribeiro.

16h às 17h – Contraponto – Joel Alves substituirá Fabiano Conte na mediação dos debates com os convidados da Rádio Independente. Novos nomes serão acrescentados ao time.

17h às 19h – Na Boca do Povo – Renato Worm passará a ter a companhia de Luís Fernando Wagner na apresentação. O programa seguirá trazendo as demandas da população, agora com mais interatividade e comentários. Reportagens com Joel Alves.

Programa semanal

Segundas, 19h às 20h – Sala de Espera, com Dirce Becker Delwing, Ivete Kist e Nando Rosa. O programa vai abordar assuntos do cotidiano, saúde, família, conflitos, comportamentos e música.

Momentaneamente, os demais programas da emissora continuarão a ser transmitidos sem maiores alterações. Porém, estarão em constante avaliação editorial, com o objetivo de atender cada vez mais as expectativas dos nossos ouvintes, clientes e profissionais. RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui