Rádio Independente completa 70 anos com maior investimento da sua história

Ampliação de potência e aquisição de novos equipamentos técnicos farão com que a emissora ganhe em alcance e qualidade de som; para diretor, data representa um marco


1
Sede do Grupo Independente foi recentemente reformada (Foto: Ricardo Sander)

A Rádio Independente completa 70 anos nesta quinta-feira, dia 1º de abril. E mesmo em um momento de pandemia, o período se torna aquele que recebe o maior investimento de sua história. A afirmação é do direto do Grupo Independente (GI), Ricardo Brunetto. Para ele, os 70 anos representam um marco como veículo de comunicação e como negócio. “Chegamos repensando, investindo e acreditando no nosso trabalho”, frisa.

Brunetto explica como ocorrerá a distribuição do investimento. “A Rádio Independente estará ampliando a sua potência nos próximos dias, tornando-se uma das emissoras mais potentes do estado”, ressalta. Segundo o gestor, hoje o sinal da Independente chega a cerca de 60 municípios e 600 mil pessoas. “A previsão é alcançar 130 municípios e mais de 3 milhões de habitantes”, estima.


ouça a entrevista

 


 

Além disso, será feita uma reformulação ampla no estúdio principal com equipamentos técnicos e novo layout. Ocorrerá a migração do AM 950 para um canal FM, além da instalação de mais dois novos canais FM, ao longo de 2021, envolvendo o Grupo Independente. A Rádio Independente também inaugurará em breve um estúdio de geração de conteúdo 100% voltado às plataformas digitais.

Recentemente, toda a sede do GI foi reformada, interna e externamente. “Tudo foi feito para atender melhor nossos convidados, ouvintes, parceiros comerciais e funcionários, inclusive com acessibilidade”, lembra Brunetto.

O diretor do Grupo Independente reforça que os números mostram que a audiência segue crescendo, o que comprova a responsabilidade em momentos como o atual, de pandemia mundial. “A Rádio Independente se mobiliza e investe recursos em alta tecnologia, seja no rádio ou online, para garantir qualidade de transmissão para nossos ouvinte e retorno absoluto anos nossos parceiros comerciais”, comenta.

Diretores do Grupo Independente, João Pedro Müller e Ricardo Brunetto (Foto: Ricardo Sander)

Preparados para os próximos 70 anos

O diretor lembra a trajetória da Rádio Independente. “Somos uma emissora que tem no seu DNA a relação com o ouvinte e com o Vale do Taquari. São 70 anos fazendo parte da vida das pessoas e nos sentimos preparados para os próximos 70 anos, sempre inovando e acreditando que, através da comunicação de uma editoria fiel aos princípios da nossa origem, manteremos o nosso papel de falar a verdade, combatendo as fake news e seguindo os princípios éticos do jornalismo”, destaca.

Período mais desafiador

O coordenador do Departamento de Jornalismo da Rádio Independente, Ricardo Sander, salienta que ao longo de quase 14 anos de emissora, os últimos 13 meses representam, com certeza, o período mais desafiador por conta da cobertura jornalística da pandemia do coronavírus. Ele lembra que, em meio a isto, ainda ocorreram duas enchentes, sendo uma delas a maior dos últimos 64 anos, e a interdição da ponte do Arroio Boa Vista, na BR-386. “Mesmo assim, buscamos inovar e, em maio de 2020, reformulamos nossa programação para deixá-la mais atrativa e próxima do nosso ouvinte. Temos trabalhado também cada vez mais forte no online e, como reflexo, vemos nossos acessos crescendo também”, cita. Na média dos últimos 12 meses, foram 2,2 milhões de acessos por mês no portal independente.com.br.

Esporte com mais interatividade

Desde 2000 no Grupo Independente, o coordenador do Departamento de Esportes, Moisés Ely, entende que a equipe esportiva do GI vem se reinventando a cada ano para deixar a programação mais atrativa. “Tivemos quase quatro meses de parada em 2020 e, então, inovamos com a narração dos Jogos Inesquecíveis ao vivo”, cita.

Ele percebe que o futebol pelo rádio tem se tornado ainda mais interativo. “Na semana passada, os quatro jogos do Gauchão que transmitimos tiveram mais de 415 mil visualizações somente pelo Facebook, sem contar a audiência pelo site, rádio e aplicativos”, informa. Ely cita também que o dia a dia está completamente modificado e as viagens para transmissões estão mais raras, devido ao protocolo imposto pela pandemia.

Foto: Ricardo Sander

O Grupo Independente

A Rádio Independente é a emissora mais antiga do Grupo Independente, que também conta com a Tropical FM e a Rádio do Vale AM820. Além disso, integram o GI a Independente Digital, que tem carro chefe o portal independente.com.br, e a Independente Promoções. Atualmente o GI, que tem sua sede no Bairro Alto do Parque, em Lajeado, conta com 70 colaboradores. RS

Veja o vídeo de aniversário  

1 comentário

  1. QUERO PARABENIZAR A RADIO INDEPENDENTE PELOS SEUS 70 ANOS DOS QUAIS MEUS 59 SEMPRE FORM FIEIS NA ASUA AUDIENCIA. DESEJO QUE ESSES 70 ANOS SE MULTIPLIQUEM 70 VEZES.

    OBS. GOSTARIA DE FRIZAR QUE O SINAL FM 91.7 CHEGA NESSE MOMENTO DE FORMA QUASE INEXISTENTE EM SAMPAINHO – SANTACLARA DO SUL. GOSTARIA QUE FOSSE DADA ATENÇÃO PARA ESSE PROBLEMA.

    MUITO OBRIGADO
    WATS. 51-991740843

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui