Rádio Independente realiza programação especial nesta quarta-feira, em comemoração ao aniversário de 75 anos da Dália Alimentos

Programas Panorama e Troca de Ideias serão apresentados diretamente de Encantado


0
Matriz em Encantado (Foto: Divulgação)

A Dália Alimentos completa 75 anos nesta quarta-feira (15) e para marcar esta data tão importante, os programas Panorama e Troca de Ideias, da Rádio Independente, serão apresentados diretamente da sede da Cooperativa, em Encantado, das 8h às 11h30.
Atualmente a Dália tem atuação na suinocultura, bovinocultura de leite e avicultura. A Cooperativa possui 2.840 funcionários e 2.792 associados. Além disso, é a empresa que mais gera ICMS para Encantado.

Suas indústrias estão localizadas em Encantado (frigorífico de suínos) e em Arroio do Meio (unidades de lácteos e frigorífico de aves). Os produtos com a marca Dália Alimentos estão presentes em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de serem exportados para 20 países localizados nos continentes Asiático e Africano e no Leste Europeu, além de países do Mercosul.

Este mês é especial para a cooperativa e para isso, várias atividades estão sendo realizadas. As comemorações iniciaram no dia 8 de junho, com a inauguração da queijaria, localizada na unidade do Bairro Aimoré, em Arroio do Meio. A partir do dia 4 de julho começa a produção de cinco tipos de queijos: muçarela, provolone, prato, colonial e coalho.

No dia do aniversário da cooperativa haverá um jantar no Clube Comercial, em Encantado, com a entrega da premiação do Concurso Cultural e do Troféu Dália. Outra programação é o tradicional Encontro de Mulheres, que deve ocorrer em 22 de junho. O tema deste ano será “O Encontro da Felicidade”.

Neste mês ainda haverá a reativação do programa Escola do Leite, implantado em 2014. As aulas devem estar disponíveis em plataforma online a partir do próximo mês. As atividades presenciais foram suspensas em 2019 por causa da pandemia e as aulas foram adaptadas em módulos e organizadas em parceria com o Colégio Teutônia.

Além destas atividades, também será lançada a segunda edição do livro intitulado “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, escrito em comemoração aos 70 anos da Dália por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Três Tempos, na Serra Gaúcha. A obra é o resultado de quatro anos de pesquisa e remonta a imigração italiana e alemã para o Brasil, além de abordar os conceitos do cooperativismo e contar a história da Dália. Nesta edição será abordado o projeto avícola que ainda não existia há cinco anos.

Saiba mais

A Cooperativa Dália Alimentos nasceu no dia 15 de junho de 1947, através da união de 387 pequenos produtores liderados por João Batista Marchese. Inicialmente foi chamada de Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), mas no dia 8 de junho de 2019, passou a ser chamada de Cooperativa Dália Alimentos.

Texto: Elisangela Favaretto

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui