Rainha Elizabeth II abre ano legislativo do Reino Unido; é a primeira aparição pública após o enterro do príncipe Philip

Foi a 67ª vez que ela participou da cerimônia


0
Rainha Elizabeth II lê discurso no Parlamento britânico, em 11 de maio de 2021 (Foto: Chris Jackson/AP)

A rainha Elizabeth II, de 95 anos, fez, nesta terça-feira (11), sua primeira aparição pública desde o enterro do príncipe Philip, em abril.

Ela abriu o ano legislativo do Reino Unido. Foi a 67ª vez que ela participou da cerimônia.

Pelo protocolo, ela lê um texto com as prioridades do governo antes do início dos trabalhos.

Para chegar ao Parlamento, ela foi de carro, e não de carruagem.

Ela não usou uma máscara (a rainha foi vacinada em janeiro, mas há recomendações para que mesmo aqueles que já receberam duas doses usem a máscara) e nem a coroa, que foi levada em uma almofada.

Ela atravessou os corredores do Parlamento sem auxílio.

A cerimônia teve alguns dos protocolos tradicionais, mas estava mais vazia. Geralmente, cerca de 600 pessoas ouvem o discurso da rainha. Dessa vez, havia menos gente.

Apesar de, no Reino Unido, a monarquia ser parlamentarista, a rainha lê um discurso do governo. “A prioridade do meu governo é a recuperação da pandemia de uma forma que deixe o Reino Unido mais forte, mais saudável e mais próspero”, ela leu.

O primeiro-ministro Boris Johnson disse, antes da fala de Elizabeth II, que há planos para abrir o acesso a quatro anos de universidade ou treinamento a todos os adultos como parte dos esforços para mudar a economia.

Também haverá novas leis para acelerar a construção de casas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui