Rede de Saúde da Divina Providência promove conscientização sobre o Julho Amarelo

Mês lembra prevenção e combate das hepatites virais


0
Rede de Saúde da Divina Providência promove conscientização sobre o Julho Amarelo

A Rede de Saúde da Divina Providência promove conscientização sobre o Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais. A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

Na maioria das vezes, as hepatites são infecções silenciosas e não apresentam sintomas. “Entretanto, podem se manifestar por meio de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, afirma o infectologista dos hospitais Estrela, São José e Santa Isabel, da Rede de Saúde da Divina Providência Guilherme de Campos Domingues.

De acordo com o último boletim epidemiológico “Hepatites Virais” do RS, de julho de 2022, as hepatites virais têm extrema importância epidemiológica no Rio Grande do Sul por serem um dos agravos transmissíveis mais notificados. Em 2021, foram notificados 4.283 casos de hepatites virais no RS, e destes, 73,7% referiam-se à hepatite C.

O infectologista ressalta que as vacinas para as do tipo A e B são bastante eficazes. Para a C, existem medidas que podem ser adotadas para combater a contaminação, como evitar o contato com sangue; usar preservativo nas relações sexuais; sempre utilizar materiais esterilizados em manicures e em estúdios de tatuagem e evitar compartilhamento de lâminas de barbear.

Conforme Domingues, a conscientização é fundamental. Sem tratamento, as hepatites B e C podem levar à cirrose, à insuficiência hepática e ao câncer hepático, sendo responsáveis por 96% de todos os óbitos por hepatites virais.

Vacinas

A vacina para hepatite A está disponível no calendário básico infantil, com indicação de uma dose aos 15 meses. Também é administrada no SUS para adultos em situações especiais (imunossuprimidos, pessoas vivendo com HIV, pessoas portadoras de doenças hepáticas crônicas, entre outros). A vacina da hepatite B faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde e está disponível para adultos e crianças. AI/FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui