Rede Estadual: 15 escolas da região retomam aulas presenciais para alunos do Ensino Médio

Nesta segunda-feira (10) o retorno foi para estudantes dos primeiros anos. Quarta-feira (12) será pra segundos e terceiros, conforme calendário do Governo do Estado


0
O uso de máscara e álcool em gel é obrigatório para todos os alunos (Foto: Gabriela Hautrive)

O cronograma de retomada das aulas presenciais, paralisadas por conta da pandemia, segue com novos níveis de ensino nesta semana em todo o Rio Grande do Sul. Conforme o calendário do Governo do Estado, nesta segunda-feira (10) estão aptos a voltarem para as salas de aulas alunos dos primeiros anos do Ensino Médio. Porém, a liberação depende também da organização de cada educandário.

Conforme a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Cássia Benini, das 85 escolas do Vale do Taquari, 65 já voltaram com suas atividades presenciais, sendo 15 delas com alunos do Ensino Médio nesta segunda-feira, mas não há um levantamento sobre o número total de estudantes.


OUÇA A REPORTAGEM 

 


Na Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, em Estrela, por exemplo, voltaram as crianças e adolescentes que frequentam do 6º ao 9º ano, sendo um total de 30 alunos neste primeiro momento e o restante volta nos próximos dias, conforme o diretor da escola, Joel Mallmann. Já no maior colégio estadual de Lajeado, e um dos maiores da região, o Presidente Castelo Branco – Castelinho, foi seguido o cronograma pré-estabelecido pelo governo estadual, voltando cerca de 80 jovens dos primeiros anos do Ensino Médio apenas no turno da manhã. Ao todo, voltam 12 turmas, divididas em três períodos: oito pela manhã, duas à tarde e duas na parte da noite.

No 1º ano do Ensino Médio voltam 80 alunos no Castelinho em três turnos (Foto: Gabriela Hautrive)

Entre os adolescentes está a Kauane Luisa de Souza, de 15 anos, moradora do Bairro Moinhos, em Lajeado, e aluna nova da escola, que destaca a importância de ter o ensino de forma presencial. “Estou supercontente, super feliz, até porque eu estava mais de um ano em casa, e aulas online é bem complicado, pois em casa temos muitas distrações”, relata. A estudante também relata que estar na escola facilita o aprendizado e contribui para sua adaptação no novo espaço. “Eu vim da escola Irmã Branca, estava no 9º ano, agora estou no 1º. Não conheço ninguém, mas aos poucos vou conhecendo todos, colegas, professores, escolas e salas de aulas”.

Diretor do Castelinho, Marcos Dal Cin (Foto: Gabriela Hautrive)

O recebimento de Kauane e demais alunos do Castelinho faz parte de uma organização que há bastante tempo é trabalhada por equipe diretiva, professores e funcionários da escola, conforme o diretor Marcos Dal Cin. “Retornamos na sexta-feira (7) com uma turma do 9º ano, e seguindo cronograma do Estado, agora com os primeiros anos dos três turnos e quarta-feira com os segundos e terceiros também na manhã, tarde e noite”, explica.

Conforme o levantamento prévio feito pelo colégio, a grande maioria dos estudantes pretende retornar às aulas presenciais. “Cerca de 70% sinalizam a volta, mas temos que ver na prática como vai acontecer, pois hoje muitos pais ligaram e já comunicaram que vão ficar em casa”.

O distanciamento entre as mesas dos alunos também é mantido nas salas de aulas (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo Dal Cin, todas as famílias dos alunos que voltam de forma presencial precisam assinar um termo de responsabilidade com a escola. “Nós formamos dois grupos, um para essa semana e outro para semana que vem, estabelecemos números de alunos conforme a capacidade das salas e distanciamento para obedecer todas as regras”, relata.

O protocolo de cuidados ainda conta com totens de álcool em gel na entrada da escola e uso obrigatório de máscaras. “Procuramos fiscalizar para que realmente aconteça um distanciamento controlado para que não ocorra riscos para alunos, professores e funcionários”, pondera o diretor.

Todos os estudantes foram divididos em grupos, sendo uma semana aula presencial e outra a distância (Foto: Gabriela Hautrive)

O cronograma da volta às aulas na rede estadual iniciou na segunda-feira, dia 3 de maio, começando pela Educação Infantil e pelos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No Vale do Taquari, a rede estadual conta com 85 escolas. São mais de 19 mil alunos em 32 municípios na área da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. Na próxima quarta-feira (12) voltam alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e no dia 13 de maio os estudantes do Ensino Técnico e Curso Normal, totalizando assim a retomada em todos os níveis de ensino.

Escolas municipais

O dia 29 de abril também marcou a retomada das aulas presenciais para alunos da rede municipal de ensino de Lajeado. Na data, 1.305 estudantes puderam voltar às escolas, representando 64,8% de todos os que estavam aptos ao retorno, que é 2.013. Durante a manhã foram 682 crianças e à tarde 623. O retorno naquele momento foi válido para alunos de 3 a 5 anos da Educação Infantil atendidos em Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis); 4 e 5 anos da Educação Infantil atendidos em Emefs e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os demais níveis, 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, voltaram na segunda-feira (3). O total de matrículas na cidade é 3.750, sendo 1.820 alunos em escolas de Educação Infantil e outros 1.930 no Ensino Fundamental.

Rede privada de Lajeado

No dia 29 de abril iniciou a retomada das aulas presenciais em escolas da rede privada de Lajeado.  Os educandários seguiram cronogramas com retorno gradual, iniciando pela Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dos cinco colégios particulares do município, apenas o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), voltou com todos os níveis ao mesmo tempo, representando cerca de 70% dos estudantes da escola.

Os demais, Cenecista João Batista de Melo (Melinho), Madre Bárbara, Gustavo Adolfo e o Sinodal Conventos, voltaram primeiro com os estudantes nas séries iniciais, até o 5º ano, e no dia 3 de maio receberam os outros níveis, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e todos do Ensino Médio.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui