Rede municipal de ensino de Fazenda Vilanova se prepara para a volta às aulas

Ao todo são mais de 760 crianças matriculadas em toda a rede escolar, desde os quatro meses de idade até o nono ano do Ensino Fundamental


0
Foto: Prefeitura de Fazenda Vilanova / Divulgação

A Secretaria Municipal da Educação de Fazenda Vilanova prepara últimos ajustes para o início do ano letivo de 2022 para o Ensino Fundamental (do pré-escolar ao 9º ano) a partir do próximo dia 23 de fevereiro. Com o tema “Família e escola: a conexão perfeita”, o retorno dos alunos de forma presencial marca um novo desafio para a comunidade escolar: o recomeço definitivo diante de um cenário ainda preocupante de pandemia, atento aos protocolos sanitários.

A volta dos professores, com o tema de trabalho “Um olhar ao docente”, acontece já nos dias 17 e 18 de fevereiro. Haverá acolhida aos servidores e encaminhamento para oficinas com profissionais multidisciplinares das áreas de fonoaudiologia, psicologia e psiquiatria e estimuladora precoce.

A rede municipal conta com cinco escolas. Três são de Ensino Fundamental: a Emef Edgar da Rosa Cardoso, a maior do município, e as Emefs de turno integral José Victor Mairesse e Santana, que abrirão o turno inverso a partir do dia 7 de março. Duas são de educação infantil: Emei Fazendinha (creche) e a Emei Pequeninos da Fazenda (pré-escola). Ao todo são mais de 760 crianças matriculadas em toda a rede escolar, desde os quatro meses de idade até o nono ano do Ensino Fundamental.

Para a secretária Solange Inês Diedrich é uma mistura de alegria, pela volta presencial, e de apreensão, para que tudo saia como planejado. “Nosso maior objetivo é recuperar o aprendizado dos nossos estudantes de forma completa, considerando o período de trabalhos remotos que causaram alguns prejuízos aos alunos”, frisa.

Com apoio da coordenadora pedagógica, Débora Dornelles da Silva, e de toda a equipe da secretaria, além das direções escolares, a secretária Solange destaca que diversas melhorias foram providenciadas durante o período das férias, conforme levantamento prévio e planejamento solicitado pelo prefeito Amarildo Luis da Silva. Uma das ações de maior destaque, segundo Solange, foi a criação de dose novas vagas na educação infantil.

“Essa é uma das maiores carências e que ao longo do ano passado fomos buscando adequar para acolher o maior número de crianças possíveis de acordo com as vagas disponíveis. Com a realização de algumas adequações de espaço na escola Pequeninos da Fazenda conseguimos disponibilizar uma nova sala que vai abrigar mais uma turma. Isso nos faz aliviar um pouco a fila de espera das famílias”, comenta. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui