Redução no tempo de banho é crucial para economizar energia elétrica

Cinco minutos de banho em chuveiro elétrico é equivalente a sete lâmpadas LED de 10 watts ligadas durante 10h, diz coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Univates, Juliano Schirmbeck


0
Juliano Schirmbeck, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Univates (Foto: Rodrigo Gallas)

Os novos reajuste na conta de luz e dicas para economizar energia elétrica foram pauta no programa Panorama da manhã desta quarta-feira. O assunto foi esmiuçado pelo coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Univates, Juliano Schirmbeck.

Segundo o professor, a “situação hídrica brasileira é, talvez, pior que em 2001, quando passamos por racionamento, só que hoje o sistema elétrico já conta com mais termoelétricas e com recursos para superar melhor estas crises”.

Entre as principais medidas para economizar energia elétrica, Schirmbeck destaca a redução do tempo de banho. Segundo ele, cinco minutos a menos de chuveiro elétrico ligado são equivalentes a 10h de iluminação de uma residência de porte médio, com sete lâmpadas LED de 10 watts ligadas.

Confira mais dicas de como economizar e detalhes sobre a situação hídrica brasileira no player abaixo, com a entrevista na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui