Região de Lajeado permanece na bandeira vermelha pela oitava semana seguida

Região recebeu a terceira pior nota entre todas as regiões Covid


0
Foto: Governo do RS / Divulgação

A região de Lajeado (formada pela maioria dos municípios do Vale do Taquari) foi classificada pela oitava semana seguida como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (15), na 37ª rodagem das bandeiras.

Depois de ter ficado próxima da bandeira laranja na última sexta-feira (8), com 1,49, a 6ª melhor nota entre as 21 regiões Covid, nesta sexta-feira a região recebeu a terceira pior nota, 1,83.

Conforme justificativa do Estado, a região de Lajeado apresentou melhora na avaliação de um e piora em outro indicador de maior peso dos que abrangem dados específicos da região, totalizando dois destes em avaliação de risco máxima (bandeira preta). Com a piora em um indicador de Velocidade de Propagação e no indicador de Mudança da Capacidade de Atendimento da Macrorregião dos Vales, houve elevação da média ponderada final da região para dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor vermelha.

Desde o dia 15 de dezembro, o governo do Estado retomou a cogestão regional, que havia sido suspensa por 14 dias para permitir a adoção de protocolos de prevenção comuns no Estado e reduzir a contaminação por coronavírus.

O esporte amador voltou a ser permitido na região, desde que sejam respeitados protocolos sanitários. Em Lajeado, bares, restaurantes e similares podem agora fechar às 24h e não mais às 23h, como era o antigo limite.

Números da Covid-19 na semana no Vale do Taquari

Na semana de 8 a 14 de janeiro, utilizada na 37ª rodada do programa, a região de Lajeado teve 993 casos e 14 mortes. No período anterior, de 1 a 07 de janeiro, o Vale do Taquari teve 912 casos e 16 mortes. Os números apontam um aumento de 8,8% nos casos e redução de 4,2% nos óbitos.

Leitos de UTI

Dos 65 leitos de UTI disponíveis no Vale do Taquari 53 (81,5%) estavam ocupados às 17h desta quinta-feira (14). Eram 22 pessoas em leitos de UTI geral (41,5%), sem ligação com a Covid-19; 25 com confirmação de coronavírus (47,2%) e seis com suspeita do vírus (11,3). Na quinta-feira passada (07) eram 48 (73,8%) ocupados. Sendo 20 pessoas em leitos de UTI geral (41,7%), sem ligação com a Covid-19; 16 com confirmação de coronavírus (33,3%) e 12 com suspeita do vírus (25%).

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui