Região de Lajeado volta para bandeira laranja e projeta retorno das aulas

Estado aceitou recurso do Vale do Taquari, que, na última sexta-feira (4), havia sido classificado em bandeira vermelha.


0
Foto: Governo do Estado do RS / AI

Depois de questionar o número de pacientes internados em UTIs com doenças não associadas à Covid-19, a região de Lajeado teve a questão atendida e retornou para a bandeira laranja no programa de Distanciamento Controlado. O governo do Rio Grande do Sul divulgou o mapa definitivo da 18ª rodada na tarde desta segunda-feira (7), quando diminuiu o risco da região para a propagação da doença. Na sexta-feira (4), na divulgação do preliminar, o Vale do Taquari recebeu a bandeira vermelha.

O maior impacto com o mapa definitivo será sob a educação. A aceitação do recurso tem interferência direta na volta às aulas presenciais, já que os critérios estaduais para a retomada dos encontros, apresentados pelo governo no dia 2 de setembro, colocam como obrigatório o cumprimento de duas semanas em amarela ou laranja.

Para voltar com as atividades presenciais nas escolas a região de Lajeado deveria ter 14 dias com risco reduzido para a disseminação da doença. Como confirmou mais uma semana na laranja, no mapa a ser divulgado nesta segunda, ficou habilitada para o retorno a partir desta terça-feira (8).

Por mais que o Estado tenha anunciado a permissão para os 37 municípios da regional, nenhum deles informou interesse em reabrir os colégios para receber os estudantes nesta terça-feira – tanto na rede pública quanto na privada. A informação é do presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan. Das 26 prefeituras que já entraram em contato com a entidade para tratar do assunto, nenhuma pretende voltar nesta semana.

O recurso

A região encaminhou recurso ao Estado, no sábado (5), na tentativa de retornar para a classificação laranja. O governo aceitou os argumentos, que, em especial, tratavam do número de pacientes internados em leitos de UTI, por outras doenças, fora da macrorregião dos Vales. Esta é composta pelas regiões de Cachoeira do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul. O governo contou 22 pessoas neste indicador.

Confira aqui o recurso elaborado pelo Vale do Taquari

A média ponderada da região de Lajeado ficou em 1,63 no mapa preliminar, sendo que para ingressar na vermelha basta 1,50. O Vale do Taquari vem de uma semana na bandeira laranja, sendo que esta não conta para a retomada das aulas presenciais.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui