O Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, permanecerá fechado para visitantes pelo menos até quarta-feira (15) devido à possibilidade de novas inundações, que levaram à evacuação do parque e deixaram algumas comunidades vizinhas isoladas sem água potável, segundo autoridades.
O parque anunciou na tarde de segunda-feira (13) que todas as entradas estavam fechadas para visitantes, citando “eventos recordes de inundação” e uma previsão de mais chuva por vir.
“Nossa primeira prioridade foi evacuar a seção norte do parque, onde temos várias falhas em estradas e pontes, deslizamentos de terra e outros problemas”, destacou o superintendente de Yellowstone, Cam Sholly, em comunicado.
Logo ao norte de Yellowstone, várias cidades do condado de Park, em Montana, também sofreram com as chuvas, que destruíram pontes e estradas, tornando as viagens inseguras ou impossíveis de transitar, disseram autoridades locais. Também foram emitidos alertas em muitas áreas para que os moradores evitem beber água local devido a um encanamento de água quebrado e poços submersos.
A cidade de Gardiner, no condado de Park, localizada na entrada norte de Yellowstone, está isolada e cercada por água. As fortes chuvas destruíram pontes e estradas, segundo a administração local.
A CNN tentou contato com as autoridades do condado de Park para confirmar quantas pessoas foram afetadas, mas não obteve retorno.
Muitas estradas e pontes são inacessíveis, assim como algumas linhas de trem. Outras permanecem liberadas apenas para emergências. A Guarda Nacional e grupos locais estavam realizando evacuações, resgates na água e transporte aéreo.
Autoridades alertaram, nesta terça-feira (14), os moradores que animais selvagens poderiam invadir as propriedades, como ursos e veados.
“O rio nunca esteve tão alto antes”, disse Elizabeth Aluck, moradora de Gardiner. Aluck afirmou à CNN na tarde de segunda-feira que não pode sair do local porque as estradas e pontes ao redor de sua casa estão destruídas.
Uma família de Indiana, hospedada em uma cabana na região, pontuou à CNN que deveria partir na segunda-feira de manhã, mas a inundação os deixou presos.
“Os níveis de água estavam altos no sábado, mas nas últimas 10 a 12 horas as coisas ficaram mais difíceis”, ressaltou Parker Manning. “Nossa saída da cidade seria para o norte, mas essas estradas estão atualmente todas submersas”, adicionou.
O rio Yellowstone, que atravessa o parque e várias cidades do condado de Park, atingiu o maior nível na segunda, devido às fortes chuvas e ao escoamento significativo da neve derretida em altitudes mais altas, de acordo com o meteorologista da CNN Brandon Miller.
O medidor do curso d’água, localizado em Corwin Springs, Montana, atingiu 4,2 metros, superando a máxima histórica de 3,5 metros de 1918, de acordo com dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.
Current conditions of Yellowstone’s North Entrance Road through the Gardner Canyon between Gardiner, Montana, and Mammoth Hot Springs.
We will continue to communicate about this hazardous situation as more information is available. More info: https://t.co/mymnqGvcVB pic.twitter.com/S5ysi4wf8a
— Yellowstone National Park (@YellowstoneNPS) June 13, 2022