Região registra perdas com vendaval desta quarta-feira

Moradores de Colinas e Arroio do Meio relataram estar sem energia há quase 24h


0
Em Arroio do Meio, um chiqueiro ficou destelhado (Foto: divulgação)

O vendaval da noite desta quarta-feira (3) trouxe estragos para a região do Vale do Taquari. Em Arroio do Meio, por exemplo, uma granja, no Bairro São Caetano, ficou danificada, além de uma estrutura civil de um galpão, árvores, e um chiqueiro que ficou destelhado. Em Bom Retiro do Sul, não houve nenhum estrago em residências ou plantações, mas o município registrou queda de energia no período das 20h às 00h00. Por lá também houve queda de árvores em duas vias rurais, na localidade de Cerro dos Gomes e Barra do Silva Jorge. As vias foram reconstruídas ainda na manhã desta quarta-feira.

Já em Lajeado, os registros foram de três árvores caídas. Uma na Rua Julio de Castilho com a Rua Francisco Oscar Karnal, outra na Rua Miguel Tostes, e uma terceira próxima ao Parque Histórico. Em Colinas, até o momento, não há informação de perda, mas alguns moradores ficaram sem energia elétrica, devido a postes caídos com o temporal.

A produtora rural, Lourdes Reni Scharb, do interior de Colinas, é uma das atingidas pela falta de energia, desde às 19h da noite passada. “O meu problema é o leite, ontem consegui salvar, mas meu gerador não suporta toda carga que preciso, então corro risco de perder tudo. Quando tu tem um negócio, é difícil trabalhar sem energia. É muito complicado para o produtor rural. Toda vez que dá um pouco de vento a história é a mesma, ficamos sem luz. É insuportável, não se consegue suportar porque o interior funciona como o comércio qualquer, ele necessita disso”, desabafa.

Fios de energia ficaram danificados (Foto: divulgação)

Em Arroio do Meio a história é parecida. A dona de casa, Roseli Kenmerl, diz que ficou sem luz às 20h de quarta-feira e a RGE não atendia suas ligações. “Agora eles nem me atendem mais. Eu estou em briga com a RGE há mais de 10 anos, porque minha energia sempre foi muito fraca. Por enquanto não perdi nada, mas meus freezer estão todos desligados”, conta.

Quem também relata dificuldade em se comunicar com a RGE é o também morador de Arroio do Meio, Carlos Eduardo Freitas. “Por volta das 19h30 ficamos sem luz porque o fio que abastece minha casa arrebentou. A geladeira não funciona mais e as coisas estão descongelando. Eu ligo para o 0800 e não me atendem”, diz.

 

 

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui