Região solicita ao estado a retomada de esportes coletivos, eventos privados e culturais

Conforme o presidente da Amvat, Celso Kaplan, a previsão é de que o decreto seja enviado ainda nesta quinta-feira (3) com aprovação em 48h.


0
Presidente da Amvat, Celso Kaplan, coordenou assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (3) (Foto: Gabriela Hautrive)

Além do tema educação, que foi a principal pauta da assembleia realizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na manhã desta quinta-feira (3) no Palace Hotel, em Estrela, a retomada de eventos privados, culturais e prática de esportes coletivos também foi debatida entre as autoridades municipais. Segundo o presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, essas demandas já foram discutidas em videoconferência nesta semana, e para que se possa aplicar um protocolo em nível regional, será encaminhado para o Estado, através do comitê regional de enfrentamento ao coronavírus, um decreto pedindo a liberação das atividades.


ouça a reportagem

 


A ideia é retornar com realização de festas de aniversário, casamentos e demais comemorações privadas com restrições de pessoas e respeitando medidas de cuidados estabelecidas em decretos municipais e estaduais. Além disso, há também previsão para liberação de ações culturais como teatros, oficinas e música ao vivo. Conforme o presidente da Amvat, a previsão é de que o documento seja enviado ainda nesta quinta-feira (3) e aprovado dentro de 48 horas. Por tanto, as regras passariam a valer no próximo sábado (5).

Kaplan entende que é preciso entrar em um consenso e olhar para as pessoas que estão com seus eventos paralisados desde o início da pandemia, em março deste ano. “Dentro do modelo de Cogestão do Distanciamento Controlado nós vamos ter uma flexibilização dessas áreas, e isso vem ao encontro do que estamos trabalhando e planejando, não podemos pensar em apenas deixar tudo fechado, mas sim, conviver com o vírus e saber lidar com essas situações”, relata.

Pioneiro na região, Arroio do Meio voltou a flexibilizar a prática de esportes esportivos no município. Medida já havia sido adotada no final do mês de julho, porém, com retorno da região para classificação de bandeira vermelha, conforme o cronograma de Distanciamento Controlado do Estado, a suspensão foi retomada. Cenário que mudou novamente na última sexta-feira (28), quando o Vale do Taquari voltou para classificação laranja.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui