Reino Unido cria coleção de moedas em homenagem a Gandhi

Lançamento coincide com os 75 anos da independência da Índia


0
Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda britânico Rishi Sunak anunciou nesta quinta-feira (4) a criação de uma série de moedas de coleção em homenagem ao líder independentista indiano Mahatma Gandhi, coincidindo com o maior festival hindu, o Diwali.

Como explicou Sunak em um comunicado, é uma homenagem “a um líder influente que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo” e foi “determinante no movimento para a independência da Índia” do Reino Unido em 1947.

O lançamento coincide com os 75 anos da independência da Índia, mas também com o Diwali, a festa hindu das luzes, como lembrou Sunak, descrito por si próprio como um “hindu praticante”.

“É a primeira vez que Gandhi é homenageado em uma moeda oficial do Reino Unido”, explicou a Fazenda britânica em seu comunicado. Uma forma de “construir uma relação duradoura e conexões culturais entre Londres e Nova Délhi”, acrescentaram.

As moedas, feitas em prata e ouro, têm um valor de entre 2 e 100 libras (de R$ 15 a R$ 760). Sobre elas, foi cunhado um lótus, a flor nacional indiana, junto a uma citação de Gandhi: “minha vida é minha mensagem”.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui