Reino Unido pedirá ao G7 para ampliar operações de retirada no Afeganistão

Líderes do grupo irão se reunir nesta terça para discutir a situação


0
Reino Unido pedirá ao G7 para ampliar operações de retirada no Afeganistão (Foto: PRU / AFP)

O governo britânico defenderá ante os Estados Unidos que se prolongue as operações de retirada em Cabul, para além da data-limite de 31 de agosto, em uma cúpula virtual do G7 sobre o Afeganistão que acontece nesta terça-feira (24) – informou o governo nesta segunda.

“Se é possível convencer os Estados Unidos a ficarem, ou não, é uma questão que caberá ao primeiro-ministro (Boris Johnson) amanhã na reunião do G7”, afirmou o secretário de Estado das Forças Armadas, James Heappey, em entrevista ao canal Sky News, referindo-se a uma ampliação do acordo de retirada.

No momento, a presidência rotativa do G7 está com o Reino Unido. O grupo também é formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos. “Acho que todo mundo deve ter claro que não é apenas uma discussão entre os líderes do G7 amanhã, é uma discussão com os talibãs”, disse Heappey.

“Os talibãs terão que escolher: podem tentar se comprometer com a comunidade internacional e mostrar que querem fazer parte do sistema internacional”, declarou, “ou podem dar a volta e dizer que não há oportunidade para uma prorrogação”.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui