Reitor da Univates é eleito presidente da Abruc

Gestão 2019-2021 foi empossada durante o Simpósio Internacional de Educação Comunitária.

0
Foto: Divulgação

Durante a programação do 1º Simpósio Internacional de Educação Comunitária, realizado em Brasília pela Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), foi eleita a nova presidência da entidade. A 39ª Assembleia Extraordinária e Eletiva para a Gestão 2019-2021 elegeu o novo Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, que passam a exercer o mandato a partir do dia 29 de novembro.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, que tinha o cargo de vice-presidente da entidade, é o novo presidente do Conselho de Administração. Para o reitor, as instituições comunitárias filiadas à Abruc representam cerca de 10% dos universitários do País. “O Brasil tem 8 milhões de estudantes no ensino superior. Destes, dois milhões estão em universidades públicas e 4 milhões, em universidades com fins lucrativos. As instituições sem fins lucrativos contabilizam cerca de 2 milhões de estudantes, dentre os quais mais de 700 mil estão matriculados em instituições filiadas à Abruc”, explica.

Para Lazzari, um dos desafios da gestão é manter o padrão de qualidade que as universidades comunitárias sempre tiveram. “Precisamos cada vez mais que nossas instituições façam frente aos padrões internacionais para protagonizar pesquisas que possam ser referência e resolver os problemas sociais e sustentáveis que nossa sociedade enfrenta, além de formar profissionais qualificados e capacitados para o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos”, analisa. AI/RC

Sobre a Abruc

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), fundada em 26 de julho de 1995, com sede em Brasília, reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices), o que representa mais de 700 mil universitários. As Ices São instituições sem fins lucrativos, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão, com notória excelência em suas atividades – elas encontram-se bem colocadas e avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui