Em solo europeu há seis dias, o grupo do Vale do Taquari já realizou dois cursos. Um de ‘combate a incêndios’ na Espanha e outro de ‘salvamento e resgate de vítimas em acidentes’. Este último na cidade de Penela, região central de Portugal.
O treinamento foi realizado junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Penela. Com uma estrutura que compreende alojamentos, vários vestiários, sala de equipamentos, refeitório e uma extensa área para treinamentos.
Neste local, 82 países já estiveram realizando cursos nas mais diversas áreas. Somente na semana passada, grupos de bombeiros da Alemanha, Equador, Suécia e Irã receberam treinamento.
No pátio se observa tratores, caminhões, ônibus e muitos carros nos mais diversos ângulos, com o objetivo de resgate e salvamento de vítimas.

A primeira turma de brasileiros a fazerem o curso neste local é do Vale do Taquari.
Jair Kaiber, bombeiro voluntário, técnico em segurança do trabalho e integrante da Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (Asgresci), comenta: “Ainda não tinha feito um curso com técnicas, ferramentas e cenários tão reais como este”, diz ele.
Texto: Joel Alves