“Resíduos bem manejados significam ambiente limpo”, afirma Ito Lanius

Presidente da associação das indústrias de fertilizantes orgânicos afirma que compostagem representa biossegurança e sustentabilidade.


0
Foto: Tiago Silva

O empresário Ito Lanius foi reconduzido para mais dois anos na presidência da Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do RS (Assiferto). O lajeadense foi reeleito para a gestão 2019-2021 durante assembleia realizada no dia 28 de novembro, na sede da Granja Cageri, em Lajeado. A nova diretoria da Assiferto RS foi eleita por aclamação e logo em seguida tomou posse.


ouça a entrevista

 


Conforme Lanius, a Assiferto busca parcerias com órgãos públicos, universidades e empresas privadas para incentivar o uso do adubo orgânico, combatendo a informalidade. O presidente da associação destaca o trabalho com materiais que podem ser transformados a partir da compostagem. Dessa forma, eles retornam aos seus locais de origem como fertilizantes.

“Os resíduos são beneficiados a partir da compostagem, voltam para a sua origem com adubo. Ou seja, fertilizantes”, explica. Conforme ele, a indústria tem evoluído muito nos últimos 15 anos. “No passado ia muito para os rios, para as águas”, recorda.
“Hoje se faz uma reciclagem. As empresas de porte médio e grande são extremamente fiscalizadas e controladas”, analisa.

Lanius afirma que compostagem representa biossegurança e sustentabilidade das criações. “Resíduos bem manejados significam ambiente limpo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui