Resolução dos EUA na ONU sobre cessar-fogo em Gaza é vetada por russos e chineses

Washington mudou de tom e apresentou proposta de interrupção 'imediata dos combates' ao Conselho de Segurança, mas impasse segue na guerra de 5 meses


0
Foto: Divulgação

A Rússia e a China vetaram nesta sexta-feira, 22, uma proposta de resolução apresentada pelos Estados Unidos ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), que pedia um cessar-fogo “imediato” na Faixa de Gaza. Isso ocorre depois de Washington também vetar outros três projetos apresentados por outros países, incluindo o Brasil, anteriormente.

Com o resultado da votação, o Conselho de Segurança pode votar ainda nesta sexta, ou nos próximos dias, um segundo projeto de resolução, com uma linguagem mais dura. O novo texto, que não tem aval dos Estados Unidos, pede um “cessar-fogo imediato” durante o mês sagrado do Ramadã e que isso leve a uma trégua “permanente e sustentável”. Além disso, a suspensão dos combates não está condicionada a nenhum ato.

O governo americano chamou a atitude de Moscou e de Pequim como “cínica” e uma “recusa em condenar o Hamas”.

Os americanos haviam apresentado uma proposta condicionando a trégua no enclave palestino à libertação dos reféns mantidos pelo Hamas no conflito com Israel, que se aproxima de seis meses. O texto representou uma mudança de tom de Washington.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui