#RespeitaAsGurias: campanha informa como denunciar violência doméstica na pandemia

Confira ainda os quadros Na Cozinha e Papos Com Quem Sabe.


0
Márcia Kern (Foto: Divulgação)

O programa Papos de Mulher deste sábado conversa com a magistrada Márcia Kern sobre o projeto Respeita as Gurias, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O ano de 2020 vem mostrando um cenário crítico em relação à violência doméstica, em meio à pandemia do novo coronavírus, com aumento nos casos de violência e feminicídios. Entre março e abril deste ano, as mortes aumentaram e, somente no Rio Grande do Sul, os feminicídios subiram de 20 a 25%.

Para combater essa violência, o Tribunal de Justiça gaúcho vem realizando diversas ações, como a campanha #RespeitaAsGurias, lançada em alusão à Semana da Paz em Casa.


ouça a entrevista 

 


 

Foram produzidos cinco spots com depoimentos reais de mulheres que sofreram violência doméstica e informações sobre como efetuar denúncia. A divulgação ocorre via rádios e redes sociais. A trilha musical foi cedida pela artista gaúcha Mariana Bavaresco.

O material da campanha pode ser acompanhado na programação da Rádio Independente ou pode ser acessado no pelo link a seguir: https://soundcloud.com/radiothemis.

Assista ao programa

 

https://www.facebook.com/rdindependente/videos/3500546473317358

 


Papos Com Quem Sabe

A cada sábado um assunto novo. Profissionais das mais diversas áreas irão trazer ainda mais conteúdo para o Papos de Mulher. Psicologia, nutrição, moda, meio ambiente, marketing, sustentabilidade, consumo consciente e inovação terão espaço aqui.

Hoje, Simone Schneider, diretora técnica da empresa Lógica Assessoria Ambiental Inteligente, aborda na pauta: conectados com a natureza.

Ouça!

 

Lógica Assessoria Ambiental Inteligente: Rua Duque de Caxias 812. Ligar (51) 3726-3101


Na Cozinha: Cinco alimentos que não podem faltar no prato das grávidas

 

1. Leite e derivados

Ricos em cálcio, o leite e seus derivados estão relacionados com a formação de ossos e dentes do bebê. Couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha em lata, feijão e produtos à base de soja, como tofu, também são ricos em cálcio.

2. Couve, espinafre ou brócolis

O ácido fólico é um tipo essencial de vitamina B não produzido pelo organismo e só pode ser obtido através da alimentação. Durante a gestação, a deficiência deste nutriente está associada a problemas de formação neurológica. Recomenda-se a ingestão diária de 400 mcg de ácido fólico, que também pode ser encontrado em frutas como laranja, morango e banana.

3. Carnes ou ovos

Fontes ricas em proteínas, carnes e ovos são importantíssimos na dieta das grávidas. Gestantes devem ingerir cerca de 60 g de proteínas por dia. Feijão, ervilhas, grão-de-bico, nozes, leite e derivados também são boas fontes.

4. Feijão, castanhas ou carne vermelha

Ricos em ferro, estes alimentos evitam a anemia durante a gravidez e complicações no parto. Recomenda-se que a gestante consuma, todos os dias, cerca de 30 mg de ferro.

5. Carboidratos

Carboidratos fornecem as calorias adicionais de que a grávida necessita. Pães, cereais, arroz, massas, batata e frutas são boas fontes de carboidratos. Recomenda-se o consumo de pães, arroz e cereais integrais, que não passaram por processos de refino, pois mantêm suas propriedades nutricionais intactas e as fibras, que ajudam o intestino a funcionar corretamente.

Foto: Divulgação

Fonte: gnt.globo.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui