Revitalização de área do Arroio do Engenho no Bairro Centenário, em Lajeado, marca Dia Mundial da Água

A atividade, que integra o projeto “Rio da Minha Rua”, ocorrerá nesta sexta-feira (25)


0
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), realizará uma ação de revitalização da Área de Preservação Permanente (APP) do Arroio do Engenho em uma área verde do bairro Centenário. A atividade, que integra o projeto “Rio da Minha Rua”, ocorrerá nesta sexta-feira (25), a partir das 9h. Toda a comunidade está convidada a participar.

A data mundial da água deste ano é celebrada quando se completam 30 anos da promulgação da Declaração Universal do Direito à Água pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto “Rio da Minha Rua” tem como objetivo conscientizar os moradores dos bairros da cidade a olharem e cuidarem do rio que passa perto de suas casas para poderem usufruir de uma área mais agradável e preservada.

Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

O movimento de sexta-feira dá continuidade à revitalização da APP do Arroio do Engenho que, em 2020, plantou mais de 200 mudas de árvores nativas no bairro Olarias ao longo do curso d´água. A atividade no Bairro Centenário é fruto desse esforço para a recomposição da vegetação nativa, agora próximo à nascente do Arroio do Engenho que está presente no bairro.

“A participação da comunidade é de extrema importância nesses projetos de limpeza e revitalização, pois são as pessoas que moram perto que vão nos ajudar a manter a área limpa e bonita. Quando a comunidade se une para melhorar o local em que vive, tudo se torna mais fácil. Queremos que os moradores utilizem a área verde do bairro em suas horas de lazer e descanso e não que pensem nela como uma área de descarte de lixo ou de entulhos”, destaca a química industrial da Sema, Gabriela Roehrs.

Toda a comunidade do bairro está convidada a ajudar no recolhimento de entulhos e no plantio de 200 mudas de árvores nativas. A ação começa às 9h, na Área Verde entre as ruas Ulysses Guimarães e Manoel Bandeira. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui