RGE investiu mais de R$ 35 milhões no Vale do Taquari em 2020 

Ao todo, foram realizadas como 3.681 substituições de postes de madeira por concreto na região


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Foto: Divulgação

A Rio Grande Energia (RGE) investiu, em 2020, R$ 35,2 milhões em obras no Vale do Taquari. Ao todo, foram realizadas como 3.681 substituições de postes de madeira por concreto, 107,1 kms de rede construída ou reformada e instalados 23 religadores telecomandados, totalizando agora 185 equipamentos em toda a região.

O ano de 2020 ficou marcado como o período de maior investimento de toda história da empresa. Em todo o estado foram R$ 963 milhões aplicados em obras de grande porte, como construção e ampliação de subestações e linhas de transmissão; instalação de equipamentos de alta tecnologia; substituição de postes; construção de circuitos alimentadores e redes de baixa tensão; renovação da frota para atendimento ao cliente; capacitação e formação de novos profissionais eletricistas e projetistas; digitalização; melhoria dos sistemas de pagamento da conta de energia elétrica; entre outros de menor porte.

O diretor-presidente da RGE, Marco Antonio Villela de Abreu, destaca como um dos principais resultados desse volume de investimentos, a melhoria de um dos indicadores mais importantes do setor elétrico, a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), ou seja, o tempo médio que cada cliente fica sem fornecimento ao longo de um ano. “Tivemos uma redução de mais de 3 horas do DEC, saindo de 14,01 em 2019 para 10,83 em 2020. Isso é altamente positivo e coloca a RGE dentro dos padrões exigidos pela ANEEL, mas, principalmente, reduz os transtornos aos nossos clientes, trazendo satisfação para todos”, enfatiza Villela. Outro indicador que teve significativa melhora em função dos investimentos foi a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que é o número de vezes que o cliente fica sem energia elétrica ao longo de um ano. “Nossa média caiu de 6,25 em 2019 para 5,27 vezes em 2020, o que representa um avanço de quase 16%. Cada obra que nós fazemos, cada melhoria executada na rede, contribui para a qualidade do nosso serviço e o cliente percebe isso”, salienta o diretor-presidente da RGE.

Mesmo sendo um ano cheio de desafios, com barreiras econômicas e logísticas causadas pela pandemia que ainda acomete o mundo, a RGE manteve o seu propósito de distribuir energia elétrica de qualidade, inclusive, aumentando em 9% o volume de investimentos em relação ao ano anterior. Veja os valores investidos em cada trimestre do ano passado:

1º tri – R$ 207,5 milhões

2º tri – R$ 238,3 milhões

3º tri – R$ 226,4 milhões

4º tri – R$ 290,8 milhões

A maior parte desses recursos foi utilizada em obras e ampliação do sistema elétrico nos 381 municípios atendidos pela RGE. Foram 146.400 obras iniciadas e finalizadas em 2020. Saiba o que foi feito.

Ampliação de 9 subestações, com incremento de 41,5 MVA de potência. Isso significa mais oferta de energia, possibilitando o atendimento a novas demandas de carga.

Construção de 20 km de linhas de distribuição, permitindo ampliar e desmembrar circuitos, aumentando a confiabilidade da rede e maior capacidade de operação. Construção de 18 circuitos alimentadores, aumentando a flexibilidade da operação. Construção de novas fontes de alimentação em 27 cidades.

Instalação de 526 religadores automáticos, chegando a 647 equipamentos em toda a rede. Os religadores são operados remotamente pelo Centro de Operações Integrado (COI) e permitem que a energia seja restabelecida em um curto espaço de tempo, quando a interrupção ocorre sem danos físicos na rede.

Modernização de 21 mil km de rede, com troca de fios comuns por rede compacta e protegida Substituição de 94 mil postes de madeira por concreto, quase 260 por dia. Execução de 900 obras para melhoria do nível de tensão.

O diretor-presidente da RGE ressalta que os investimentos da distribuidora são feitos de maneira planejada e seguindo critérios técnicos. O plano de manutenção contempla melhorias em todos os componentes das redes da empresa, sempre visando à melhoria dos serviços prestados e a robustez da rede elétrica. “Temos um compromisso firmado com os nossos clientes de melhorar continuamente a qualidade do fornecimento de energia e o atendimento, de tornarmos a rede de distribuição de energia da RGE cada vez mais potente robusta e segura. Estamos buscando isso”, afirma Villela.

Outros investimentos

Frota – A RGE renovou fortemente a sua frota de veículos nos últimos quatro anos. De 2017 a 2020 foram investidos R$ 86 milhões para renovação de 77%, com aquisição de 1.037 veículos, incluindo caminhões e camionetes. “Nossa frota precisa estar permanente adequada, pois isso garante qualidade e agilidade no atendimento ao cliente. Esse montante investido reduz a vida útil, fazendo com que tenhamos sempre uma frota adequada ao volume da nossa demanda”, diz Villela.

Escola de Eletricistas – Com o objetivo de capacitar pessoas da comunidade para atuar na empresa na função de eletricistas foram realizados cursos para 30 turmas, nas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Uruguaiana, Venâncio Aires, Santa Maria e Santo Ângelo. O total de alunos capacitados chegou a 448 e, destes, 237 acabaram contratados pela RGE (50%).

Escola de Projetistas – Criada com o objetivo de capacitar pessoas da comunidade para atuar na elaboração de projetos de rede de distribuição, a escola recebeu 279 inscritos. Através de um processo de seleção em várias etapas foram selecionadas 28 pessoas, sendo 24 homens e 4 mulheres. O curso é realizado em parceria com a FTEC.

Fiscalização – A RGE mantém fiscalização permanente para combater fraudes e furtos de energia elétrica. Em 2020 foram inspecionados 145.287 GWh (gigawatt/hora), com recuperação de 283,9 GWh. “É fundamental combatermos qualquer tipo de consumo ilícito, sendo o principal as ligações clandestinas. Cada vez que alguém usa a energia de forma ilegal está colocando em risco a segurança das pessoas e do sistema de distribuição e causando prejuízos para todos, pois esse consumo acaba sendo rateado entre os clientes regulares”, explica o diretor-presidente.

Eficiência energética

No ano em que a saúde esteve em pauta, a RGE também olhou para ela com todo cuidado. Através do seu Programa de Eficiência Energética a distribuidora lançou o Projeto RGE nos Hospitais, e com ele, somente em 2020, investiu R$ 13 milhões na Instalação de usinas fotovoltaicas e troca de lâmpadas para tecnologia mais eficiente em 38 hospitais públicos e entidades filantrópicas. Até o final deste ano, a RGE estima investir outros R$ 29 milhões na eficientização de mais hospitais.

A companhia também esteve ao lado das comunidades por meio dos projetos de Baixa Renda, Comércio e Serviços, Educacional, Iluminação Pública, Industrial, Plano de Gestão, Poder Público, Residencial e Serviços, que somaram juntos um aporte de R$ 38 milhões em ações que têm como objetivo combater o desperdício de energia elétrica a partir da mudança de atitudes.

Digitalização

A tecnologia é o norteador dos processos da RGE e durante a pandemia tem sido cada vez mais utilizada. A prova disso é que os canais digitais já representam 82% no atendimento aos clientes. “Fechamos o ano com 844.541 contas enviadas em formato digital”, comemora Villela.

As plataformas digitais de contato com a RGE garantem comodidade, disponibilizando de forma virtual 30 serviços e procedimentos que antes exigiam o comparecimento nas agências ou eram limitados às ligações para o 0800.

No aplicativo (App) “CPFL Energia” (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone) ou no site da empresa (www.rge-rs.com.br)  é possível acessar, sem necessidade de plano de dados de internet, serviços como: segunda via, troca de titularidade, recebimento da conta por e-mail, reportar falta de energia, entre outros. Além disso, o cliente pode acompanhar o histórico de consumo, e, ao se cadastrar no site da RGE, saber quando terá algum desligamento programado de manutenção e melhorias na rede elétrica.

Condições de pagamento: A RGE disponibiliza diversas formas de pagamento, como:  pagamento pelo PIX (www.cpfl.com.br/pix), pagamento via cartão de crédito, e parcelamento por meio do cartão e boleto em até 12x.

Parcelamento de contas em atraso: Os clientes que estiverem com uma ou mais contas em atraso podem pagar e parcelar o débito em aberto em até doze vezes nos cartões de crédito Mastercard e Visa, e também via boleto. Essa condição é exclusiva para pagamentos via canais digitais (www.rge-rs.com.br/parcelar), e é válida para um valor entre R$ 150 a R$ 18 mil em contas atrasadas. AI/VM

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