Rio Taquari continua em decréscimo e deve baixar dos 20m ainda na noite desta quarta-feira, em Estrela

De acordo com a Defesa Civil de Lajeado, famílias desabrigadas devem ser liberadas na manhã desta quinta-feira (5)


0
Foto: Cícero Copello

Desde o final da manhã desta quarta-feira (4), o nível do Rio Taquari, em Estrela, começou a baixar. O pico mais alto do leito foi registrado na leitura das 12h, quando a leitura indicava 20,57m, de acordo com o site do CPRM, do Serviço Geológico do Brasil. A partir desta, todas as demais leituras da tarde indicaram um decréscimo na cheia.

Na leitura das 17h45, a leitura de Estrela registrou 20,27m, sendo que na hora anterior, às 16h45, o leito estava em 20,33, ou seja, um decréscimo de 6 cm por hora que já vem sendo registrado ao longo da tarde. Caso continue abaixando nesta frequência, o Rio Taquari deve abaixar dos 20m na leitura da meia-noite.

Esta cheia foi constante e o nível do Rio Taquari, em Estrela, estava em elevação desde o início da noite de domingo (1º). Na parte mais alta do Rio Taquari, em Santa Teresa, as águas começaram a baixar às 2h45 e em Encantado às 7h45.

Veja também: Acompanhe o nível do Rio Taquari

Conforme a Defesa Civil de Lajeado, após uma análise realizada em reunião da equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), de Lajeado, avaliando as condições de segurança das pessoas e locais e mantendo-se as mesmas expectativas de melhora do tempo, a liberação das famílias desabrigadas deve começar a partir da manhã da quinta-feira (5).

A cheia não chegou a provocar grandes problemas na região se comparada a outras elevações dos rios. Ao todo, cerca de 47 famílias foram retiradas de suas casas (42 em Lajeado) e 29 ruas foram interditadas.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui