Rio tem oito eventos-teste aprovados; três sem obrigação do uso de máscara

Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, argumenta que vacinação contra a Covid-19 e testagem vão garantir ambiente controlado


0
Foto: Prefeitura do RJ / Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro já autorizou a realização de oito eventos-teste. Em pelo menos três deles, o uso da máscara não será exigido pelos organizadores, apesar de a proteção facial continuar sendo obrigatória nas ruas. O mesmo acontece com o distanciamento social. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que o risco de contaminação nesses eventos é menor, por isso a liberação. “Uma coisa é a necessidade do uso de máscara na população em geral, isso ainda é importante.

A outra coisa são locais em que todas as pessoas estão testadas. No Maracanã, por exemplo, todos para entrarem ali tinham realizado teste. Se o teste foi positivo, a pessoa não pode entrar no Maracanã. Aquele local tem muito menos risco de transmissão de covid-19. Agora, na população em geral, em pessoas que não realizaram teste, ainda é fundamental. Utilizar uma boa máscara e também manter distanciamento, sempre que possível”, lembrou Soranz. Segundo as autoridades sanitárias, a iniciativa, no cenário atual, será importante para especialistas entenderem a transmissibilidade do vírus da covid-19 em situações reais de aglomeração do dia a dia e o grau de periculosidade em eventos futuros.

“Desde que seja uma situação controlada, como está sendo proposto, com a obrigatoriedade da imunização e testagem previa, que vai ser feita com o teste rápido de antígeno, é uma forma importante da gente entender qual o grau de periculosidade desses eventos para o futuro. Então esses eventos, desde que sejam cumpridas premissas, vão nos dar a segurança de realização de eventos como o Carnaval”, disse Alexandre Naime, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Fonte: CNN

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui