Risco de contrair Covid-19 em contato com superfícies é mínimo, diz Cláudio Klein ao abordar estudo

Secretário de Saúde de Lajeado reforçou a importância do uso de máscara como prevenção ao coronavírus


0
Secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio André Klein (Foto: Rodrigo Gallas)

O secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein falou sobre um estudo que afirma ser “baixo” o risco de contrair o novo coronavírus de superfícies. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O resumo científico divulgado pela agência indica que a limpeza profunda de objetos, hábito comum no início da pandemia, quando pouco se sabia sobre a forma de transmissão, é um exagero. O CDC afirma que a limpeza intensa só é necessária em alguns casos, como em um ambiente interno onde um caso de Covid-19 foi confirmado nas últimas 24 horas.

De acordo com estudos usados para o documento, tocar uma superfície contaminada tem menos de 1 em 10.000 chances de levar à infecção. A recomendação da agência é manter a limpeza normal com sabão ou detergente, que já reduz consideravelmente o risco de transmissão.

O SARS-CoV-2 se propaga pela exposição do vírus ao ar e por meio do contato direto com outras pessoas, por isso, o uso de máscaras e outras recomendações, como manter o distanciamento social e buscar sempre lugares ventilados, continuam sendo prioridade.

Klein lembrou que no inverno do ano passado, quando o uso da máscara já estava sendo realizado pela maioria das pessoas em Lajeado, houve redução nos casos de gripe.

Clique aqui e assista a entrevista dentro do programa Acorda Rio Grande. *A entrevista incia em 2:29:30.

Texto: Rodrigo Gallas / com informações do estudo divulgado pela Revista Exame
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui