Risco de enchente no Vale é mínimo, mas Defesa Civil segue monitorando elevação do Rio Taquari

Forte chuva deste sábado fez com que o rio já tenha subido mais de 2,3m em Estrela


0
Foto: Rita de Cássia

O Rio Taquari entrou em cota de atenção na manhã deste domingo (27), mas conforme as informações mais recentes da Defesa Civil, não deve ocorrer uma cheia na região. O rio segue subindo de forma lenta e o risco de enchente é mínimo. A Defesa Civil de Lajeado e da região seguem monitorando o aumento e a situação do rio.

Em Estrela, o nível normal do Taquari é de 13 metros, a cota de atenção é quando atinge 15 metros. O alerta é quando chega a 17 metros e inundação quando alcança os 19 metros. Conforme Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), que monitora o comportamento do rio em Estrela, Bom Retiro, Muçum e Encantado, o Taquari apresentava, ao meio-dia deste domingo, cota de atenção.

Foto: Rita de Cássia

Em Encantado a situação às 12h deste domingo (27) era 5,10m, com elevação de 6cm em relação às 11h, quando estava com 5,04m. Em Estrela, conforme a medição das 12h, o rio estava com 15,33m (2,33m acima do nível normal) e havia subido 9cm na última hora, tendo em vista que às 11h o leito estava com 15,24m.

Como parou de chover tanto no Vale do Taquari, quanto nas cabeceiras do Rio Taquari, o rio não deve se elevar muito mais. Por sinal, a situação só não ficou mais grave pelo fato de não ter chovido tanto na região mais alta do estado, que traz a água para a região. Em Lajeado, o sábado registrou cerce de 90mm de chuva, conforme o Núcleo de Informações Hidrometerológicas da Univates.

Texto: Rita de Cássia e Ricardo Sander
redacao@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui