Roda de Conversas aborda a Revolta dos Mucker no Vale do Taquari

Evento que ocorreu no sábado no interior de Marques de Souza contou com a participação de jornalistas do Grupo Independente


0
Grupo reunido na igreja luterana de Tamanduá em Marques de Souza (Foto: Rita de Cássia)

Marques de Souza sediou no sábado o evento Roda de Conversas que teve como tema A Revolta Mucker no Vale do Taquari. Organizada pelo Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (CAPF) de Teutônia e pelo historiador Jefferson Schaeffer a iniciativa reuniu professores, jornalistas, moradores, religiosos e pesquisadores que debateram sobre o tema que teve desdobramento no interior do município em 1896.

Entre os participantes o professor Lucildo Ahlert, que também é pesquisador da história regional, destaca a importância de iniciativa: “São fundamentais esses encontros para o resgate e conhecimento de nossa cultura”. O evento contou também com a participação de jornalistas convidados do Grupo Independente, Rita de Cássia e Alício de Assunção.

Para os profissionais, o Roda de Conversas abre espaço para o conhecimento e para a valorização de trabalhos jornalísticos que divulgam a cultura do Vale do Taquari.

Além das localidades de Linha Tigrinho e Tamanduá em Marques de Souza os participantes também visitaram um cemitério abandonado em Linha São João em Travesseiro onde está sepultado Jacó das Mulas, um dos integrantes do movimento liderado por Jacobina Maurer.

Texto Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui