Rotary Club de Lajeado doa equipamentos para leitos de UTI do Hospital Bruno Born

São dois monitores, avaliados em R$ 47 mil, para auxiliar no acompanhamento de quem precisa de respiradores. Entrega foi feita na manhã desta sexta-feira (26)


0
Ato de entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (26) no Hospital Bruno Born (Foto: Gabriela Hautrive)

Diante das muitas dificuldades enfrentadas no sistema de saúde por conta da Covid-19, profissionais do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado recebem força e incentivo da comunidade regional. Ao longo da pandemia muitas ações foram feitas em benefício da casa de saúde, seja no reforço na estrutura hospitalar ou visando reconhecer o trabalho de médicos, enfermeiros e demais colaboradores do local. Na manhã desta sexta-feira (26), foi a vez do Rotary Club de Lajeado fazer sua doação, repassando dois monitores que serão acoplados em leitos onde pacientes necessitam do uso de respiradores.


ouça a reportagem 

 


 

Presidente do Rotary Club de Lajeado, Roberto Gerhardt (Foto: Gabriela Hautrive)

Os equipamentos juntos custaram R$ 47.352 mil e objetivam melhorar o trabalho interno na casa de saúde. Conforme o presidente do Rotary, Roberto Gerhardt, 90% do valor é de recursos próprios do clube, com aporte de sócios e do Distrito. A iniciativa em contribuir se deu a partir do agravamento da pandemia. “Como nós tínhamos ainda uma reserva assistencial, pois temos o caixa administrativo e o assistencial, em que todo o dinheiro que buscamos na sociedade retorna para ela, fizemos a doação, porém, como faltou valor, fizemos um aporte de cada sócio”, explica. A compra foi feita após conversa para saber a necessidade existente na casa de saúde neste momento.

Segundo gerente financeiro do HBB, Alex Guimarães, é uma satisfação para o hospital receber os monitores que são muito importantes para o atendimento aos pacientes. “Podemos utilizar eles em leitos de UTI e tivemos um aumento, um agravamento neste setor, então agradecemos a iniciativa”, diz. Os equipamentos serão operados pelo engenheiro do hospital, Paulo Costa, que explica a forma como eles contribuem na prática com a instituição. “São utilizados individualmente, cada leito precisa de um. Através de cabos e sensores são conectados ao paciente e informam para as equipes de enfermagem e médicos, os sinais vitais do paciente, frequência cardíaca, saturação, pressão, entre outros parâmetros”, relata.

Representantes do HBB e representantes do Rotary Club de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Através dos recursos que disponibiliza, os equipamentos se tornam indispensáveis neste momento e mesmo depois da pandemia serão úteis para casa de saúde, conforme Costa. “Todo o paciente que estiver em um leito clínico precisa de um monitor desses”, reforça. Na quinta-feira (25), o HBB informou que diminuiu de 27 para 22 o número de leitos em sua UTI Covid. A medida se dá pela redução registrada nos últimos dias de internados que necessitavam de isolamento. Dezoito destes pacientes agora estão acomodados na UTI Adulto Pós-Isolamento. Apesar da boa notícia, a direção do hospital reforça que a situação ainda é complicada em função do alto número de pacientes (44) em leitos de UTI.

Outras doações recentes ao HBB

Recentemente a reportagem da Rádio Independente acompanhou outros dois momentos com entregas de doações ao Hospital Bruno Born. No dia 10 de março o proprietário da Construtora Zagonel, José Zagonel, repassou 861 metros de piso porcelanato para reforma na casa de saúde. Dois dias depois, em 12 de março, os atletas do veterano e master do time Lavanderia Campestre, fizeram um gol fora das quatro linhas e levaram 1,2 mil litros de suco para funcionários do hospital.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui