Roteiro turístico de Taquari valoriza figueiras centenárias, belezas naturais e cultura açoriana 

Lançado em 2020, o roteiro tem como objetivos fomentar o turismo local e preservar os traços culturais do município, fundado em 1849


0
Foto: Alício de Assunção

Fundado em 1849, o município de Taquari carrega em sua história características da imigração açoriana. Lançado em 2020, o Roteiro Turístico Freguesia das Figueiras tem como objetivos, além de fomentar o turismo local, preservar esses traços e torná-los atrativos para os visitantes.

A iniciativa envolve os empreendimentos “Delícias do Morro da Cabrita”, “Atafona Martins”, “Cabanha Duas Figueiras”, “Recanto dos Piovesan”, “Sítio da Ana” e “Cervejaria Morro Pelado”, sendo resultado de formação e qualificação proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), contando com o apoio da prefeitura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e do sindicato rural.

“Freguesia” é uma referência à herança da comunidade taquariense, fundada em 1849 e referenciada como uma paróquia ou uma pequena comunidade circunscrita à igreja ou capela local. Já a figueira branca é uma árvore característica da mata atlântica, cujos frutos comestíveis e a sombra frondosa reúnem insetos, aves, roedores, mamíferos, répteis e pessoas. “Por coincidência, todas as propriedades do roteiro exibem orgulhosamente figueiras”, destaca a coordenadora de Cultura da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas. Informações pelo WhatsApp (51) 9 9861-2271.

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui