RS distribui mais de 80,8 mil doses da vacina Pfizer para municípios do interior

Além das vacinas, os municípios receberam seringas e diluentes


0
Foto: Grégori Bertó / SSP

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) encaminhou nesta segunda-feira a primeira remessa do imunizante Comirnaty/Pfizer-Biontech, para municípios do interior do Rio Grande do Sul. Nesta primeira fase, foram distribuídas 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios receberam seringas e diluentes (soro fisiológico).

“Os municípios que receberam as doses garantiram estar com equipes técnicas e de vacinadores capacitadas para aplicar as vacinas da Pfizer com agilidade, o que é fundamental para não corrermos o risco de desperdiçar doses. Alguns não querem receber agora porque ainda têm bom estoque das outras vacinas, inclusive Coronavac para segunda dose, ou então acham que precisam investir mais em capacitação”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Apoio aéreo

As doses da Pfizer foram entregues via terrestre e aérea. Pela manhã, os representantes de seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) – 1ª (Porto Alegre), 5ª (Caxias do Sul), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório) – retiraram os quantitativos de seus municípios na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital. Pelas 11h, dois voos partiram para o interior, agilizando as entregas para 12 regionais.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui