RS enfrenta inundações, faltas de luz e deslizamentos durante ciclone

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em fevereiro.


0
Foto: Aline Souza / CP

A chuva forte e as rajadas de vento previstas pela meteorologia por conta do novo ciclone que chegou ao RS se concretizaram durante toda a terça-feira. Segundo a MetSul, as precipitações superaram 200 mm em localidades da Metade Norte, causando inundações e deslizamentos de terra pelo Estado. Um homem foi soterrado em Caxias do Sul. Em Porto Alegre, onde a chuva chegou a 105 mm, houve alagamentos e bloqueios de vias por quedas de árvores. Não há relatos de feridos na Capital. No bairro Sarandi, ruas ficaram inteiramente alagadas, como na avenida de mesmo nome. Veículos chegaram a boiar, arrastados, sem motoristas no interior. Um Corsa Sedan e uma van foram flagrados com água até as janelas.


ouça o programa

 


Bolsonaro sanciona, com vetos, projeto que prevê medidas para tentar proteger indígenas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei com medidas de proteção a povos indígenas durante a pandemia do coronavírus. O texto, publicado na madrugada desta quarta-feira (8) no “Diário Oficial da União (DOU), determina que os povos indígenas, as comunidades quilombolas e demais povos tradicionais sejam considerados “grupos em situação de extrema vulnerabilidade” e, por isso, de alto risco para emergências de saúde pública. Bolsonaro vetou vários trechos do projeto aprovado pelo Senado em 16 de junho e antes, pela Câmara dos Deputados, em 21 de maio. O presidente vetou o trecho que obriga o governo a fornecer aos povos indígenas “acesso a água potável” e “distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias”.

Tremor de terra surpreende moradores de municípios da Grande Fortaleza

Um tremor de terra foi registrado na divisa dos municípios de Chorozinho e Cascavel, Grande Fortaleza, na noite desta terça-feira (7). Conforme o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o fenômeno teve magnitude 2.5 na escala Richter, e pode ser sentido às 20h22. De acordo com o Laboratório Sismológico, a Defesa Civil do Ceará já foi informada sobre o tremor e a atividade sísmica continua sendo monitorada. Não há informações sobre pessoas feridas ou danos estruturais nos locais. Segundo informações de moradores, o abalo sísmico foi sentido nas cidades de Chorozinho, Pacajus, e nas localidades de Pitombeiras, Cedro e Timbaúba do Marinheiro, em Cascavel.

Reino Unido retomará venda de armas para a Arábia Saudita

A ministra britânica do Comércio Internacional, Liz Truss, anunciou nesta terça-feira (7) que o Reino Unido retomará a venda de armas para a Arábia Saudita, um ano após ter suspendido as transações devido ao uso que poderia ser feito das mesmas no Iêmen.
O governo britânico foi obrigado a interromper as vendas de armas ao regime saudita em 20 de junho de 2019, após uma decisão da corte de apelações de Londres, que considerou que não estavam de acordo com o direito internacional, levando em conta a implicação saudita no conflito iemenita.

Para enfrentar pandemia, comércio do Vale ganha plataforma virtual

Comprar produtos de empresas do Vale do Taquari sem precisar se deslocar até lojas físicas e, assim, evitar a propagação da Covid-19. Esta é a principal proposta do Plano de Incentivo Digital, apresentado nesta terça-feira (7) no auditório do Sicredi, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado. Empresas de toda a região poderão aderir à iniciativa, que deve ser colocada no ar em agosto. Com 20 anos de atuação no mercado, o Achei Fácil, marca conhecida como ferramenta de negócios na internet, agora contará com o Achei Fácil Shopping. Através dela as empresas da região poderão se inserir no ambiente digital para ofertar os mesmos produtos que têm em loja. É uma iniciativa em parceria entre CDL Lajeado, Sindilojas VT e Acil, com o apoio da Prefeitura de Lajeado e do Sicredi Integração RS/MG. É uma plataforma de e-commerce, em formato de marketplace, que coloca os produtos da região na vitrine digital. Há oferta de benefícios com isenção de mensalidades, que pode chegar a até sete meses. A adesão é gratuita. Os interessados devem acessar o link www.acheifacil.net/adesao. NR

Ginástica britânica investiga casos de abuso físico e emocional após sequência de denúncias

Muitas ex-ginastas britânicas têm se manifestado recentemente encorajadas pelo documentário americano “Athlete A”. O filme foi lançado esse ano e detalha o abuso na modalidade e os crimes sexuais cometidos pelo médico da equipe de ginástica dos EUA Larry Nassar, que foi condenado após centenas de ginastas o denunciarem. Outra ex-atleta olímpica da ginástica britânica, Lisa Mason, também disse essa semana que era obrigada a treinar até que suas mãos “rasgassem e sangrassem”.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui